Batendo Boca com o 5Bocas

sábado, maio 12, 2012

A DIFERENÇA ENTRE O SANTOS E O BARCELONA

 A DIFERENÇA ENTRE O SANTOS E O BARCELONA


No final do ano passado Santos e Barcelona fizeram a final do mundial interclubes no Japão. O jogo em si foi uma grande decepção, já que o Barcelona passeou em campo, enfiando um sonoro 4x0 na equipe da Vila Belmiro.

Quase tudo foi falado em relação àquele jogo, mas o que não foi falado, pelo menos não tive conhecimento, foi sobre o que realmente faz a diferença entre as duas equipes.

O Santos no primeiro semestre de 2010, tinha um time bem “azeitado” e dava show no campeonato paulista e depois na copa do Brasil. Sonoras goleadas, toque de bola bonito, muita posse de bola e jogadas ensaiadas, tudo comandado (de fora) pelo técnico Dorival Jr, e controlado (por dentro) por jogadores do quilate de Neymar, Robinho, Ganso, André, Elano, Wesley, entre outros. O Santos era o favorito para o brasileiro, barbada, pule de dez.

Só que veio a venda de grande parte do elenco (Wesley, André, ....), a contusão do Ganso e a briga de Dorival com Neymar não permitiram a confirmação das previsões e tudo foi escoado pelo ralo.  Faltou cabeça para os jogadores controlarem a vaidade diante de tanto sucesso, faltou comando da diretoria para não deixar virar bagunça e faltou principalmente dinheiro, para manter aquele esquadrão e se reforçar mais ainda para alçar vôos maiores.

Em 2011, o Santos foi campeão da copa libertadores com um time bem diferente daquele que fez tanto sucesso no ano anterior, mas ainda preservando a qualidade do jogo, fundamentado na qualidade de Neymar e Ganso. Depois vimos que foi pouco pro que viria pela frente.

Tudo muito bom não fosse a realidade estratosférica que havia do outro lado do Oceano e teria que enfrentar no Japão. Ninguém menos do que o poderoso Barcelona.

Lá no Barcelona, não se vende jogadores a esmo, os ídolos, os craques são preservados, lá se compra. A cada ano que passa, o Barcelona vai introduzindo novos jogadores ao milionário elenco que já possui. O técnico vê onde tem carência, avisa e compra, simples assim.

Por isso, é que a cada ano, eles ficam mais fortes. Sem contar que aprenderam também a formar jogadores, que já saem das suas categorias de base com ótimos fundamentos, e se não virarem craques, pelo menos podem ser bons coadjuvantes para a imensa constelação de estrelas que desembarca a cada ano.

O resultado final não poderia ser outro, goleada do Barcelona no jogo final. Muitas variáveis devem ser consideradas, não foi somente por isso que o Santos perdeu, mas basta dar uma olhada em quantos anos cada jogador fica em cada um dos dois clubes e vocês verão se tenho razão.

Alguém acredita que Neymar ficará aqui depois da copa de 2014? Quem sabe não saíra até antes disso. Garanto que não ficará por muito tempo, e olha que o Santos fez uma verdadeira engenharia financeira para mantê-lo, uma “obra” de se admirar. Quanto ao Messi, alguém acha que ele será vendido algum dia?

Torço muito para o Santos ser campeão do mundo de novo, consagrando o garoto Neymar, mas isso não vai mudar em nada as diferenças abissais entre os dois universos que acabamos de identificar, e de mais a mais, no futebol, de tempos em tempos tem um Davi vencendo um Golias...

Um forte abraço
Serginho5Bocas

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial