Batendo Boca com o 5Bocas

domingo, abril 08, 2012

O PELADEIRO


E O QUE É SER PELADEIRO
Peladeiro é um gozador da vida, é um cara que aproveita como poucos as poucas horas dos encontros (em geral) semanais e praticamente nunca abre mão desta terapia. Lá ele sacaneia os amigos e a si mesmo sem perdão, “perde o amigo, mas não perde a piada”.

Peladeiro não acorda cedo, ele nem dorme se a pelada for de manhã. Fica louco na véspera e nas horas que antecedem a pelada, mas fica arrasado e louco de verdade, se ela não acontecer porque o adversário não veio ou porque os “falsos” peladeiros não deram quorum, é de lascar!

Peladeiro fiel é aquele que só tem uma pelada, o volúvel, quer jogar com todas, em vários campos, com muitos amigos, mas ama todas as peladas, cada uma do seu jeito.

Peladeiro trás sempre as marcas das batalhas:  uma torção de tornozelo, uma platina pelo corpo e é claro que não pode faltar uma cirurgia, de preferência no joelho, é seu lastro, seu pedigree, seu cartão de visitas...

Peladeiro não tem academia pra reforçar a musculatura e nem tem psicólogo, a pelada é seu momento relax, seu afrodisíaco, sua terapia.

Peladeiro é um sonhador, dorme com a bola e não larga ela por nada, sonha feito criança com as jogadas que gostaria de executar e se as coisas não vão bem na vida de verdade, é lá na pelada que ele vai desencanar e esquecer dos problemas.

Peladeiro que se preza já pulou na casa da vizinha pra pegar a bola que seria furada se ele não chegasse a tempo, já fez “vaquinha” pra comprar uma bola nova e já rasgou muita calça comprida de escola quando matava a aula pra bater uma bolinha.

Quem não é peladeiro não entende o que se passa na cabeça de um...


ONDE O PELADEIRO JOGA?
Peladeiro não tem hora nem local, pode ser bem cedinho ou de madrugada, na rua de paralelepípedo, asfaltada ou no campinho sujo de lama ou quem sabe até na sala de casa, só precisa de uma bola, ás vezes nem isso, uma garrafa plástica, uma latinha de cerveja e um par de chinelos pra marcar a baliza já é o suficiente.

Pro peladeiro não tem distância, Leblon, Campo grande, Baixada e Ilha e logo ali, é só marcar que ele aparece por lá, na hora.

Tem gente que já foi a Paris e ficou encantado com a cidade luz, outros com o big ben em Londres, outros como eu ficam doidos quando chegam a primeira vez num belo campo “de grama” como o do curupaty em Jacarepaguá, ou ainda alucinados quando entra no maracanã para uma simples visita e olha que nem deixam pisar na grama.

O peladeiro joga na água santa, no campo do conceição contra o time do Olé, no Curupaty em jacarepaguá contra o time do 18, no aterro contra o Ajax, no Melo tênis clube contra o Colômbia ou contra o Vaticano, em Pavuna contra o Sambola, em Vista Alegre contra o Papa e em tantos outros campos de pelada famosos que mantém acesa a chama do autêntico futebol brasileiro. Poderia falar horas dos campos como o do Everest, o campo da rede no engenho de dentro (hoje Engenhão), da rua Cintra, do campo do curicica, da vila olímpica da gama filho, do Marcelino e do Ceres em realengo/bangu, do campo do falcon em Campinho, da vila olímpica da mangueira, do rato molhado na beira da linha amarela, do caiçara, do caça e pesca, do campo da CAIXA e o da light no grajaú, mas seria impossível homenagear todos os campos deste imenso mundo das peladas.

Desculpem se esqueci de algum campo, mas é que infelizmente não consegui jogar em todos os campos de peladas que gostaria.

ONDE ELE SONHA JOGAR?
Queria a todo custo fazer uma ode ao peladeiro e a pelada, tentei chegar perto, mas se não foi tudo que deveria ter sido, faço uma última homenagem: o sonho acordado do peladeiro, sonho que acontece quando ele vai deitar e ainda está sem sono, sonho acordado que vai jogar “a pelada perfeita” (parafraseando os surfistas) no “campo dos sonhos” com os seus ídolos.

Nela jogariam um escrete de ouro: Pelé, Garrincha, Zico, Cruyff, Falcão, Zizinho, Romário, Puskas, Beckembauer, Dominhgos da Guia, Leônidas, Gerson, Tostão, Sócrates, Reinaldo, Ronaldo fenômeno, Leandro, Cerezo, Didi, Maradona, Junior, Messi, Di Steafano, Platini, Rivelino, Ronaldinho gaúcho, Tigana e muitos outros. O futebol ia ser maravilhoso, o churrasco de primeira, a resenha show, agora no hora do par ou ímpar... deus me livre!

Rio é meu quintal, pelada é fundamental!

Sou peladeiro pô! Olha meu crachá..., e como autêntico peladeiro, tenho muitas histórias e estórias pra contar, pena que tempo não há, mas se tiver uma pelada em qualquer lugar e quiser socializar, me chame, que eu não vou faltar.

Um forte abraço do
Serginho5bocas



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial