Batendo Boca com o 5Bocas

sexta-feira, julho 30, 2004

Da tumba do 5BOCAS IV

Um lobo com sorte

O futebol brasileiro sempre foi rico em talentos dentro do campo. O esporte que sempre concebeu craques de brilho intenso, nem sempre foi tão generoso quando o assunto é treinador.
Apesar de já termos presenciado muita gente boa por trás das quatro linhas, hoje estamos cheio de professores, mestres da bola, que passam a maior parte do tempo a beira do campo gritando pra ninguém ouvir, ao invés de investirem seu tempo no treinamento da semana e no intervalo do jogo.
Um destes mestres é Zagallo.
Ele que foi jogador, e apesar de ter jogado numa época que consideram prodigiosa e vencedora, e de ter feito parte de equipes imbátiveis, nunca vi ou ouvi falar de um vídeo seu marcando um golaço ou dando um drible descorcentante num adversário.
Zagallo sempre teve muita sorte e oportunidades, que aliás foram muito bem aproveitadas. Dizem que seria reserva em duas copas, e em ambas ganhou a vaga sem ter esforço. Em 1958, canhoteiro se contundiu antes da copa e nem chegou a viajar, cedendo a vaga para Pepe que ficou na reserva do lobo. Já em 62, Pepe era o titular e ao chegar no Chile, também se contundiu, perdendo sua vaga para Zagallo, como na copa anterior. E nas duas esteve acompanhado do Pelé e de Garrincha, acho que basta.
Como treinador recebeu a seleção já classificada para a copa de 70 por João Saldanha, e mudou algumas peças que o levaria ao apogeu com o tri- campeonato.
Depois ele comandou a seleção de 74, e desta vez sem o negão (Pelé), a situação foi muito complicada. Classificou na primeira fase da copa pelo saldo de gols, e depois na segunda fase ficou marcado pela forma pejorativa como tratou os holandeses, chamando a laranja mecânica de "crush", numa alusão a um refrigerante comum vendido na época. Os holandeses passaram por cima de nosso escrete como um rolo compressor, e a partir dali o velho lobo parecia fadado ao ostracismo.
Entretanto, quase 20 anos depois. Após muitas equipes treinadas sob a pecha de retranqueiro, Zagallo foi parar novamente na seleção, aceitando um convite de Parreira para ser coordenador, e vence a copa dos USA.
Pronto ! Começava ali a redenção do lobo com sorte, Zagallo passou a se intitular único ser humano campeão do mundo quatro vezes, como coisa que outras espécies animais (macaco, cachorro, etc...), são campeãs mundiais de alguma coisa. Ganhou espaço na mídia e vive dizendo que vão ter que engoli-lo, cada vez que vence alguma competição.
Pelo tempo que ele fala isso, já teríamos que concordar que ele é um excelente profissional do futebol, mas teimo em refugar esta teoria, e fico com minha de que ele é um lobo com sorte . Muita sorte !!

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial