Batendo Boca com o 5Bocas

sexta-feira, novembro 02, 2012


FLAMENGO X ATLÉTICO MG – A RIVALIDADE ETERNA
 

Tudo começou nos anos 80 e entrou para a história do futebol brasileiro. Naquela época não havia clássico mais difícil de se vencer do que quando eles se enfrentavam, todo jogo era de arrepiar.

Em 1980 protagonizaram a final de brasileiro mais emocionante de todos os tempo. Um jogo que apesar de toda a carga de emoção e de tensão, foi lindo de se ver, pois teve grandes craques de ambos os lados, muitos gols e jogadas que entraram para a história do futebol.

Em 1981 duelaram intensamente por uma vaga na libertadores que ficou com o Flamengo, infelizmente pelas mãos do árbitro, expulsando vários jogadores, mas é a regra do jogo.

Estes dois times se enfrentaram muitas vezes naquele período de 3 a 4 anos e sempre em batalhas épicas e dignas de um filme de cinema, quase sempre era empate ou uma vitória suada para qualquer um.

Para se ter uma ideia, 6 jogadores das duas equipes (Zico, Junior, Leandro, Eder, Luisinho e Cerezo) foram titulares da seleção brasileira de 1982 e outros deles (Reinaldo, Palhinha, João Leite, Paulo Isidoro, Marcelo, Adilio, Andrade, Tita, Raul, Mozer e Nunes) frequentaram as listas de convocações brasileiras constantemente, um verdadeiro duelo de titãs.

Os flamenguistas gostam de gozar com a cara dos atleticanos até hoje por conta daquela época, pois foi com aquela conquista que o Mengão saiu da fila, mas no fundo sabem como era duro vencer qualquer partida entre os dois.

Já os atleticanos se sentem injustiçados e sempre dizem que foram roubados, mas a verdade é que apesar daquele time atleticano ser talvez o melhor que o galo já teve, eles não eram vencedores, ganhavam muito campeonato mineiro mas quando a coisa era nacional, não acontecia sabe-se lá porquê.

Em 1977 perderam a final do brasileiro para o São Paulo mesmo tendo a melhor campanha disparada e em 1980 repetiram a dose. Ás vezes não basta ter bons jogadores, talvez até os melhores, é preciso bem mais do que isso paras e tornar vencedor. O esporte coletivo exige muito mais do que grandes jogadores e para o Atlético Mineiro sempre faltou aquele algo a mais, aquela pitada de sorte de campeão na hora decisiva.

Gosto de lembrar daqueles jogos pela parte exuberante, pelas grandes jogadas e pelos belos gols, não pelas porradas, catimbas e reclamações que também havia naqueles encontros.

Se algum dia tivermos uma academia ou universidade de futebol, tai uma aula que eu não faltaria de jeito nenhum, pois aquele jogo deveria constar na grade curricular de qualquer curso de futebol que se dê no planeta.


Um forte abraço
Serginho5bocas

 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial