Batendo Boca com o 5Bocas

domingo, novembro 25, 2012


OS BONS SÃO MAIORIA
 

Não sei por quem foi cunhada a frase acima, mas na propaganda de um refrigerante famoso, teve a intenção de motivar as pessoas a fazer o bem, a não desanimar diante de tantas coisas ruins que vemos e ouvimos diariamente.

A intenção é boa, pena que lá no fundo da mensagem, nem todos são capazes de identificar que a frase está incompleta, que infelizmente há um pedaço da frase, uma segunda parte da oração que está implícita e seria mais ou menos assim: “...PENA QUE NÃO ESTÃO NO COMANDO.”

É isso mesmo, quem manda, quem dá as ordens ou as cartas, são sempre os mesmos, os mal intencionados. Eles chegam de mansinho, vão aprendendo as regras e vão traduzindo em maldades, em como tomar conta legitimamente e depois dar a estocada final.

Veja que onde o dinheiro corre solto, lá estão eles, chefiando setores e empresas inteiras, ditando as regras nos clubes e agremiações, legislando as leis que no futuro não os prejudicarão, fazendo lobby na câmara e no congresso, fisiologismo, corporativismo, ou seja, sempre estão comandando as ações que prejudicam a maior parte, justamente os bons.

No futebol por exemplo, veja o que fazem na FIFA e na CBF. Poucas pessoas se mantém no poder e criam mecanismos para se perpetuarem e quando não satisfeitos em tornar a coisa vitalícia para eles, extrapolam o pacote de maldades e transformam a paixão mundial em capitanias hereditárias.

Os clubes brasileiros ocorre o mesmo fenômeno, os bons não querem se misturar e é ai que mora o perigo. Quando os bons não brigam pelo poder ou pelo menos ajudam a criar mecanismos de justiça, a raposa toma conta do galinheiro. O pior é que funciona como um efeito dominó, os empregados do clube, os jogadores e as torcidas organizadas rezam da mesma cartilha e seguem o mesmo caminho degradante.

Nesses muitos anos acompanhando o esporte, vejo que muita coisa já mudou e pra melhor, em esportes como Vôlei, Judô e Natação e mais recentemente no Basquete que está voltando a ter popularidade. Outros esportes como handebol, ginástica artística, boxe e taekwondo saíram do limbo e já trazem medalhas em grandes competições esportivas, mas lá o progresso e a civilização parece que está chegando.

No futebol ainda há um longo caminho de mudanças a ser trilhado, mas acho difícil em razão do comportamento dos próprios clubes que são reféns destas mazelas. Não se pode fazer teatro e reclamar de frente para a imprensa e pelas costas, na calada da noite, acordar com os métodos mais espúrios, traindo a confiança dos torcedores, patrocinadores entre outras partes interessadas.

A frase tema desta crônica com uma pequena alteração: “OS BONS SÃO MAIORIA, PENA QUE NÃO ESTÃO NO COMANDO”, é na verdade um alerta de  que precisamos mudar o nosso próprio comportamento e não deixar esta “corja” tomar conta de tudo que está por ai.

 

Um forte Abraço
Serginho5Bocas

 

 

 

 

 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial