Batendo Boca com o 5Bocas

sexta-feira, junho 01, 2012

OS CRAQUES DO PASSADO - ADÍLIO

OS CRAQUES DO PASSADO

N° 1 - ADÍLIO

Adílio foi um dos meus ídolos da infância. Jogava de meia direita e muitas vezes de falso ponta caindo pela extrema esquerda.

Jogava muita bola apesar do chute ruim, não batia com precisão em direção ao gol, mas seu passe era sensacional e seus dribles uma arma desconcertante e imprescindível para aquele time do Flamengo, Zico que o diga, quantas assistências do neguinho da cruzada, o galinho converteu em gol.

Adílio parecia flutuar em campo tal era a leveza de suas passadas elegantes, tinha futebol de craque e se impunha pela habilidade. A bola quando conduzida por Adílio parecia não ter peso, nunca vi ninguém roubar a bola de seus pés, como protegia a redonda, aliás, uma das principais armas do Flamengo quando a vitória estava apertada, era mandar a bola para ele gastar o tempo.

Tanta intimidade não foi suficiente para jogar uma Copa do Mundo, Telê não quis. Adílio viveu sua melhor fase justamente quando estávamos próximos da Copa de 1982 e no jogo de sua vida, a uns 2 meses da Copa, teve sua grande e última chance, enfrentaria a Alemanha Ocidental no Maracanã.

Naquele dia ele fez uma partida memorável, comandando as ações do meio de campo e dando um passe primoroso e suave para Junior marcar o único gol daquele jogaço contra os campeões europeus de 1980. Se alguém tivesse visto aquela partida e depois soubesse que ele não foi convocado, teria dificuldades para entender o porquê dele não estar na relação final dos convocados.

Adílio nunca foi a uma Copa do Mundo, que pena!
Para Adílio, para a Copa e para o futebol.
Na época não entendi e hoje muito menos.

Alguém pode me explicar?

Um forte abraço
Serginho5Bocas



2 Comentários:

  • Este comentário foi removido pelo autor.

    Por Blogger Luciano, Às 2 de junho de 2012 às 05:04  

  • Five.

    Realmente é inexplicável.
    Sou baiano e vim para o Rio aos 11 anos, em 1981. Com diversos primos mais velhos, todos Flamenguistas, acabei indo ao Maraca... para ver o "dream team" jogar, logicamente o vermelho e preto me conquistou e me tornei um grande fã do Zico e sua tropa de elite, o Flamengo dos anos 80.
    Bom, um craque como o Adílio, que era absoluto naquele time, jamais poderia ficar de fora da seleção brasileira, realmene é inexplicável.
    Seu Blog está um show, quase não comento, mas leio frequentemente.
    Grande abraço do amigo.

    Luciano Sampaio.

    Por Blogger Luciano, Às 2 de junho de 2012 às 05:06  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial