Batendo Boca com o 5Bocas

domingo, maio 27, 2012

ESTATÍSTICA, TENHO MEDO DOS NÚMEROS FRIOS


ESTATÍSTICA, TENHO MEDO DOS NÚMEROS FRIOS

Ao final do jogo em que o Brasil venceu por 3x1 a Dinamarca, fiquei de queixo caído quando o narrador na TV disse que o Brasil do Mano está 8 jogos invictos e com 7 vitórias consecutivas, Pôxa! Então nos estamos diante de uma máquina de jogar bola e eu aqui dormindo no sofá? Calma galera, não é bem assim que as coisas funcionam.

É por isso que eu tenho medo de estatística, frias e cruéis, estão sempre por ai para explicar tudo. Outro dia ouvi essa: o Botafogo enfrentou o Atlético Paranaense em 1978 e perdeu o jogo por 3x0, ai em 2012, eles voltaram a se enfrentar e o narrador sai com esta pérola: O Botafogo está a 34 anos sem vencer o Atlético. Bestial, mas real.

Outra da cartola do mágico: Messi tem 25 anos e uns 260 gols, mas ai o estatístico diz que se ele manter a média, em pouco tempo vai passar dos 1283 que o Pelé fez nos anos 50, 60 e 70. É só manter a média mané!

Pessoal pêra lá, não compare alhos com bagulhos, ou não estacione com Alcione não está. Será que o Pelé ficava fazendo contas para bater o recorde de alguém? Claro que não. Porque será que só o negão fez esse caminhão de gols naquela época? E só depois de uns quase 20 anos, apenas o Romário se aproximou desses números? Porque nesse campo, não há espaço para esta disciplina. A estatística é feia e banal quando usada para o futebol.

Como último exemplo vou falar de uma que ouvi outro dia. O Xavi do Barcelona deu 134 passes e não errou nenhum. Porra! Alguém já reparou no passe que o Xavi dá o jogo todo? O cara é bom de bola, mas é “armandinho” pra caraiu. Fica dando passe curto pra quem está mais próximo o tempo todo. Não tiro o mérito dele não, pois aqui no Brasil vejo um monte de Guerreiro errando todos os passes de 1 metro, mas se o cara não dá passes de 30, 40 metros, sua chance de errar é bem menor, certo?

Bem, essas são apenas questões para a gente discutir. Posso estar até errado como também posso estar certo, mas que a Estatística no futebol me dá calafrios, ah isso dá. 


Um forte abraço
Serginho5bocas 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial