Batendo Boca com o 5Bocas

sábado, setembro 22, 2012


SÉRIE GRANDES JOGOS – SELEÇÃO DO BRASIL


Hoje vou começar a contar a historia de grandes jogos que eu assisti da seleção do Brasil.

São jogos, digo jogaços sensacionais, eletrizantes e com exceção de 1 amistoso, o restante é de  competições que o Brasil participou e sempre com uma história interessante de um ou mais grandes personagens para abrilhantar o enredo. Sente no sofá ou na poltrona, aumente a tela e curta:
 

CURTAM OS 3 PRIMEIROS JOGOS

 

BRASIL 1x0 ALEMANHA

1982

Esta partida foi no Maracanã ás vésperas da Copa do Mundo de 1982. O grande tempero do jogo, é que Telê ainda não havia definido todo o grupo que levaria para a Copa (pelo menos é o que se pensava na época) e os jogadores que ainda sonhavam com o bilhete premiado disputaram a partida como se fosse o jogo de suas vidas.

Foi um jogaço eletrizante, com vitória brasileira por 1x0 num golaço de Junior num passe primoroso de Adílio, uma tabelinha sem deixar a bola cair até ela estufar as redes de Schumacher. Nesta partida Adílio, Mario Sergio, Junior, Zico e Careca jogaram barbaridade e pena que os 2 primeiros, não convenceram Telê de que mereciam uma vaga.

Vale lembrar que a base desta seleção da Alemanha foi vice-campeã das duas copas subseqüentes (1982 e 1986) e campeã em 1990, tendo como craques, ninguém menos que Rummenninge, Breitner, Matthaus, Littibatski entre outros.


Aqui você vê Adílio dando uma entrevista sobre a surpreendente convocação:
http://www.youtube.com/watch?v=CCjULn81Wp0


Neste vídeo você entende porque Valdir Perez garantiu sua vaga:
http://www.youtube.com/watch?v=XF6EU8vBmkA&feature=related
 
 

BRASIL 2x0 URSS

1982

Foi o jogo de estréia do Brasil na Copa de 1982. Jogo tenso por se tratar de um embate entre duas grandes escolas e porque uma vitória praticamente garantiria a primeira colocação no grupo.

Era pra ser bem tranqüilo, tendo em vista as inúmeras chances que o Brasil perdeu no primeiro tempo, principalmente com o Serginho, e ai depois do “frango” que o Valdir Perez engoliu num chute defensável de Ball, a coisa ficou dramática.

No segundo tempo, melhoramos muito com a entrada de Paulo Isidoro no lugar de Dirceu, que aliás, não sei o que estava fazendo naquele lugar. O Brasil foi crescendo, criando oportunidade e desperdiçando ataques com bolas cruzadas que eram facilmente anuladas pelas saídas de Dassaev.

O que a U.R.S.S. não sabia era que tínhamos Sócrates em grande fase – sem fumar há 6 meses – e o canhão de Edér que surpreendeu-os e até mesmo a nós, porque naquele dia muita gente passou mal.

Teve aquela história do pênalti do Luisinho no shengelia que junto de Blokhin deram um trabalho da pôrra, mas isso é papo para outra crônica, pois se contar a posse de bola e os chutes em gol e até brincadeira dizer que não foi merecida a vitória.

Jogo pra história, pra passar na escola na hora do recreio, e só pode assistir quem não matar a aula e prestar atenção na tia, valeu?
 

  

BRASIL 3x1 ARGENTINA
1982
Não se engane pois não foi essa  “teta” que o placar pode indicar, foi um jogaço de duas equipes fantásticas, definido em lances isolados pela qualidade brasileira que naquele dia fez os gols na hora certa.

 
Um primor a atuação de Falcão, de Cerezo e Zico pelo Brasil e de Ardilles e Maradona (até ser expulos) pela Argentina, os caras jogaram o fino. Zico fez 1, deu passe para outro e iniciou a jogada do terceiro, além de conduzir inúmeras oportunidades com seu passe de primeira e sua noção de coletividade, mas ninguém foi melhor do que Falcão em campo.

 
O motorádio, a suíte Champion e a noite com a Cremilda na Vila Mimosa foi para o Paulo Roberto pelo conjunto da obra. O camisa 15 naquele dia deu uma aula de jogar bola a qualquer volante que pretende ser jogador. O vídeo dele deveria ser matéria obrigatória para quem pensa em futebol moderno. Não há nada mais antigo e mais moderno do que o que ele fez naquela partida:

 
Dê uma espiada na exibição de Falcão para os volantes atuais, técnica, raça e classe:

 
Esse jogo foi o apogeu de uma equipe que o mundo chancelou como uma das maiores contribuições já fornecidas à nobreza do futebol arte:


 
ESCOLA DE FUTEBOL ARTE É AQUI, VALEU GAROTINHO?

 
Um forte abraço
Serginho5bocas

 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial