Batendo Boca com o 5Bocas

domingo, dezembro 16, 2012


CORINTHIANS 1X0 CHELSEA

Campeão Mundial Interclubes
 

Brasileiros e sul americanos adoram contrariar a lógica financeira e arrogante dos europeus donos da bola e da mídia, inclusive boa parte da brasileira, com raras exceções que adoram endeusar o futebol jogado do outro lado do oceano.

Toda vez que ficamos um tempo sem vencer, surgem os visionários que sepultam nosso futebol e o rotulam imediatamente como ultrapassado, como se houvesse tanta evolução nesse esporte, que na verdade é muito maior na parte física do que na técnica ou tática.

O Corinthians hoje fez um favor ao nosso povo, pois mostrou que futebol se ganha no campo e sem medo, trazendo de volta o orgulho de vencer com propriedade. Pois o Chelsea, o bicho papão europeu, perdeu e teve que ficar no campo, com a medalha de prata no peito, vendo a comemoração dos corintianos e para quem não estava nem ai para este título, pareciam bem tristinhos, engraçado né?.   

Tite teve o mérito de entrar em campo sem medo, mantendo sua proposta de jogo, que aliás, lhe rendeu a libertadores. O time marcou forte no campo do adversário, todos se ajudando, anulou a saída de bola, sufocando Lampard e Ramirez e deixando a bola com Cahil, que de bola sabe a mesma coisa que um canguru da Australia, foi pro chuveiro mais cedo, junto com o seu futebolzinho.

Mas vamos deixar de nheim, nheim, nheim e falar do jogo:
 

OS TIMES:

O Corinthians manteve a sua maior virtude, que é a constância, a regularidade. No timão não existe uma grande estrela, são vários jogadores que somam virtudes e se ajudam o tempo inteiro. Paulinho talvez seja a cereja do bolo com seu futebol simples e eficiente de toques inteligentes, Guerrero não é craque, mas tem a virtude de não se esconder, de ir pro jogo e incomodar e melhor ainda, de fazer gol na hora que precisa. Cássio foi o nome do jogo pelas defesas seguras e precisas em momentos cruciais, sem ele não sei se o curingão traria a taça. Danilo com sua experiência cadenciou o jogo e só não marcou porque Sheik foi muito fominha. Por último destaco o baixinho Jorge Henrique que corre o campo todo, incansável ajudando a todos os setores, é o craque invisível.

Quanto ao Chelsea, bem, a zaga é bem fraca, exceto pela qualidade isolada de David Luiz que sobra na turma, o meio de campo foi pífio, pois o Rafa Benitez segurou o Ramirez e barrou o Oscar, quanto ao ataque, é bem fraquinho, acho que o Drogba fez MUUUUUUUITA falta.
 

OS TREINADORES:
Tite deu uma aula em Rafa Benitez. Foi inteligente e corajoso em não mudar a forma de jogar da equipe, mantendo o esquema mesmo tendo se saído mal na partida semifinal contra o Al Halil. Seu time teve mais posse de bola, marcou muito bem e teve sorte e competência nos momentos decisivos.

Rafa Benitez foi medonho. Parece que o Japão não lhe faz bem, pois já havia perdido com o Liverpool contra o São Paulo em 2005. Se tem alguém que ajudou ao Corinthians vencer esta final, foi ele. Segurou Ramirez e barrou Oscar, todo corintiano deve incluir seu nome em suas próximas orações, obrigado Rafa!
 

O JOGO:
Jogo bom com várias chances para os dois times. O Corinthians teve mais volume de jogo e chutou mais, foi mais valente e mereceu a vitória. O Chelsea não esteve tão mal, mas pecou nas finalizações em momentos cruciais da partida. Talvez se tivesse feito o gol logo no inicio, que o Cássio impediu, o jogo poderia ter outro rumo, poderia...O melhor desta historia é que o Chelsea valorizou a vitória corintiana, pois buscou o empate até o último minuto sem apelar. Fiquei feliz de ter visto uma bela partida de futebol com dois times dispostos a jogar bola.
 

LIÇÕES APRENDIDAS:
O Corinthians mostrou a força do futebol brasileiro, mostrou que mesmo exportando uma leva enorme de craques e quase craques para o exterior, continuamos a ter força quando acreditamos na vitória, pois o resto nunca nos faltou. Tai um belo exemplo para a própria seleção brasileira se espelhar.

O Corinthians também deu uma bela resposta dentro de campo aqueles urubus de plantão, aqueles pessimistas “vira-latas” que vivem reverenciando o futebol europeu. Aqueles que dizem que somos atrasados e que não evoluímos, e desta vez, o que vão dizer? Ganhamos do elenco bilionário e estelar, do time que eliminou o Barcelona e o Bayern de Munique, e agora? Se virem!
 

OS PERSONAGENS:
Cássio foi um monstro e isso demonstra que o Chelsea também jogou bola. Paulinho é o condutor da equipe, comanda e faz o time evoluir, que bom que joga na seleção brasileira. Guerrero não tem essa alcunha a toa, lutou, vibrou e marcou o gol histórico. Danilo deu calma e Jorge Henrique deu tudo de si, um nobre carregador de piano. Pelo Chelsea Davi Luiz jogou barbaridade, mas não é mágico para ajudar aquela zaga fraquinha.
 

DETALHES:
Oscar entrou faltando 15 minutos para o jogo terminar e num dos raros momentos em que tocou na bola, saiu um lançamento na cabeça de Fernando Torres que raspou a bola para dentro da rede e só não empatou o jogo, porque estava impedido. Rafa Benitez fez um grande favor ao Corinthians.

A fiel torcida viajou para o outro lado da terra e não se decepcionou, voltou em estado de êxtase, são campeões do mundo com muita propriedade e jogando mais bola, os “mano” tão rindo a toa.

Se o sheik fosse menos fominha e não quisesse a todo custo marcar o gol da vitória, Danilo poderia ter feito pelo menos 2 gols, mas o timão venceu assim mesmo e é isso que importa. Só tive um pouco de medo do Marim lá no pódio, já pensou se ele dá uma recaída e prende outra medalha? Deus me livre desta vergonha!

O Corinthians não jogou o genuíno futebol brasileiro que deixamos de jogar faz tempo, mas foi o melhor exemplo do que se convencionou a chamar de futebol de resultados. Não há nada de pejorativo nesta vitória, muito pelo contrário, fez o que devia e poderia ter feito com os recursos disponíveis, uma aula de eficácia a qualquer administrador. Tite deu aula de gestão, pois soube como poucos, extrair o máximo do mínimo, um belíssimo exemplo a seguir em tempos de vacas magras. Fique de olho Felipão!
 

MENSAGEM FINAL:

O Corinthians deu a sua torcida o que mais ela esperava, agora não resta dúvida nem sofisma, não houve convites, venceram a libertadores e o mundo e os 20 mil loucos que estavam no estádio, podem se orgulhar do legítimo campeão.

Corinthians paulista, PARABÉNS!


Um forte abraço
Serginho5Bocas

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial