Batendo Boca com o 5Bocas

sábado, novembro 03, 2012


PRÊMIO DA FIFA DE MELHOR DO MUNDO
 

Que me perdoem os adoradores de pés juntos do prêmio de melhor jogador do mundo que a FIFA concede anualmente de acordo com os seus critérios, obscuros por sinal, como a maioria das “coisas” que  a FIFA comanda.

No início cheguei a acreditar na ideia, pois sentia falta de um prêmio desta envergadura para os melhores do futebol, mas depois de alguns prêmios esquisitos para não dizer outra coisa, desisti de levar a sério.

Tudo ia bem pra mim, até que o Alex estraçalhou em 2003 pelo Cruzeiro, gastando a bola em nada menos do que 3 campeonatos consecutivos e não foi  nem relacionado entre os 10 melhores, depois foi a vez do Robinho que comeu a bola em 2004 conduzindo o Santos e também foi preterido.

Agora, num exemplo bem recente, vejo ocorrer o mesmo com o Neymar.

Pessoal, não estamos falando de um prêmio a coletividade, mas sim a premiação do talento individual, de um jogador que durante um ano fez a diferença para a sua equipe com gols e jogadas acima da média no mundo todo.

Em primeiro lugar devo advertir que se o prêmio fica amiúde restrito a quem joga na Europa, não deveria ser considerado mundial.

Um outro ponto relevante é o de que há uma clara preferência a jogadores marqueteiros, aqueles que aparecem mais nos comerciais do que no campo de jogo.

Outro ponto negativo é a mania de relacionar entre os elegíveis jogadores que compõem grandes equipes, e que só por isso tem destaque, ou seja, valoriza-se os grupos financeiros em detrimento dos grandes talentos individuais, que é a natureza da premiação.

Vejam o caso de Neymar. Ano passado deram a ele uma esmolinha e deixaram ele levar o gol do ano. Na premiação de melhor jogador ele ficou em 10° lugar, atrás de Casillas, Eto´o, Forlan, Luiz Suaez e Wayne Rooney, é brincadeira?

É um verdadeiro absurdo comparar Neymar com esta turma, vou mais além, Xavi e Iniesta são excelentes jogadores sem sombra de dúvida, mas só frequentam este clube seleto todo ano porque jogam no Barça, se jogassem num Valencia, Bétis entre outros, ia dar pena. Porque ninguém desembolsa uma grana nesses caras?

Quanto a Cristiano Ronaldo e Messi concordo que ainda estão um degrau acima do “Moicano”, mas é questão de tempo.

Para efeito de comparação, aos 20 anos, Neymar já marcou 139 gols em 234 jogos, média de 0,59 por partida, sem considerar que só em 2012 sua média é de 0,83. Messi com a mesma idade tinha feito 51 gols em 140 jogos, média de 0,36 e CR7 havia balançando as redes 36 vezes em 139 jogos, com media de 0,25.

Isso realmente pode não provar nada, são apenas números frios, mas a sua carreira está em ascensão e Neymar não é coadjuvante nesta idade como Messi e Cristiano Ronaldo foram nesta época, ele decide para o Santos. Os santistas já ganharam 3 paulistas, uma copa do Brasil e uma libertadores desde que o “Moicano” assumiu o posto de estrela principal.

Esse ano de 2012, só para sentir o drama, tem os seguintes candidatos: Yaya Touré, Benzema, Sergio Aguero, Busquets, Piqué e Segio Ramos, Deus me livre! Me tira o tubo! Estes 3 últimos são de arrepiar os cabelos do dedo mindinho.

Rapaz, olha só a turma que está concorrendo ao prêmio! Tem ou não tem Jabá?


Um forte abraço
Serginho5Bocas

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial