Batendo Boca com o 5Bocas

terça-feira, maio 25, 2004

Nação Rubro-negra II

A inauguração do Placar eletrônico do Maraca (O troco!)

Por muito tempo o maracanã teve um placar modesto, que não condizia com sua magnitude. Para se ter uma idéia, o nome do Flamengo era CRF, do Vasco era CRVG e por ai vai. Mas em 1979 finalmente, inauguramos um novo placar eletrônico no maior do mundo (naquela época).

Lembro que o jogo era um Flamengo e America, um confronto sempre complicado, pois o ameriquinha apesar da simpatia, era uma constante pedra no sapato de muito time grande.

Naquele dia o placar registrou o seu primeiro gol, feito por Reinaldo, ponta direita vindo do america para o Flamengo, Adilio faria outro e o Zicão marcaria os outros dois, ambos de falta.

Tudo muito bem, não fosse por um detalhe do jogo. Lembro que alguns anos depois da partida, vi numa dessas resenhas , ou mesa-redonda de fim de domingo, o Zico e o Roberto dando dicas de como bater faltas - um colocava o birro da bola pra baixo, o outro fazia exatamente o contrário – entre outras coisas. Num dado momento da entrevista, perguntaram para ambos, se eles já haviam sido provocados por algum adversário e conseguiram dar o troco. Roberto disse que o ex-goleiro que virou modelo, Ubirajara, pegou um penalti seu, mas não recebeu o troco, pois abandonou a carreira para ser modelo. Já o galo, disse que o ex-goleiro do America, País, num jogo contra o Flamengo, defendeu uma falta da entrada da área, e virou-se para a torcida do flamengo, exibindo a bola como se fosse um troféu. Zico disse que aquilo ficou engasgado, e naquele dia , sim no dia da inauguração do placar eletrônico, estava lá o País, e infelizmente (para ele), tomou dois gols de falta, um no ângulo e outro rasteiro. Zico havia pago a provocação com juros e correção monetária, enfim, havia dado o troco.
E é por essas e outras que o Galinho foi e sempre será o Rei do maraca, lá onde ele se sentia em casa, lugar em que marcou 333 tentos, 2 deles na inauguração. Ô TEMPO BÃO !!!!!