Batendo Boca com o 5Bocas

domingo, julho 01, 2012

EUROCOPA 2012 - ESPANHA BI CAMPEÃ


ESPANHA BI CAMPEÃ

Antes que alguém fale que estou maluco, avisei que seria pedreira prever o resultado e vou logo avisando que minha previsão foi mais de torcedor do que de analista. Todo mundo tem um pouco de anti imperialismo, desde a histórica vitória bíblica de David sobre Golias que nos simpatizamos mais com o fraco que vence o forte do que o contrário.

A Itália bem que tentou e mesmo perdendo por 2x0 no primeiro tempo, marcava forte a Espanha e tinha mais posse de bola, só não traduzia em gol. A Espanha marcou forte Pirlo dificultando suas ações e em duas rápidas infiltrações de David Silva e Albas em belas enfiadas de bola de Xabi e de Fábregas saíram na frente e ampliaram o marcador, quando não eram superiores no jogo.

O “Tik Tak” entrou para a história, mas como havia dito antes, as estocadas não foram de atacantes, já que a Espanha consegue se dar ao luxo de entrar em campo até mesmo sem um típico centroavante, com Fábregas mais adiantado no papel de falso centroavante.

Os 4x0 não foram construídos com a aparente facilidade que ele revela enganosamente, só a partir da contusão de Tiago Mota que acabara de entrar ainda no início do segundo tempo é que as coisas desgringolaram para os italianos. Pois se jogar contra os espanhóis com 11 é Flórida, imaginem com 10 e perdendo de 2x0, é brincadeira, né! Depois Torres entrou, fez o seu e deu passe para outro gol, fechando o placar.

Detalhes são importantes e vou citar alguns, Casillas foi excepcional quando exigido, Iniesta e Xavi jogaram muita bola quando estavam mais pressionados pela marcação italiana e como já falei várias vezes, a benevolência da arbitragens ficou clara nas duras entradas de Busquet, Sergio Ramos e Piquet (o único a ser amarelado) no primeiro tempo. No segundo tempo Busquet deu uma cotovelada no rosto de Boluti para ser expulso, mas tudo foi ignorado sem problemas, tá em casa.

Por outro lado, como havia dito, somente enfrentando os espanhóis é possível vencê-los, não deixando que controlem o jogo e tendo atacantes que se imponham e não desperdicem as raras chances de fazer gols na zaga espanhola, o que não ocorreu com Bonatelli que não viu a cor da bola e cassano e di natale que perderam gols claros e ai é suicídio.

Os espanhóis seguem sendo o time a ser batido, quem se habilita? Continuam firmes com o domínio do cenário mundial, até quando? Será que escola espanhola vai sobreviver ao tempo? Ou com a idade avançada de seus protagonistas entrará em declínio?

Quanto aos Italianos, pelo menos agora tem uma geração para seguir em frente já que Pirlo e Buffon não devem continuar jogando.

Não acertei o placar, aliás, passei longe disso, mas pelo menos a bola bem jogada venceu no fim.

Fica ai uma lição para o Brasil. Hoje não somos os melhores do mundo, muito longe disso, então já passou da hora de juntarmos os “caquinhos” e começarmos a jogar bola e lembrar que a partir do próximo ano, o Brasil será a vitrine, senão poderemos fazer uma vergonha sem precedentes em casa.

Ano que vem tem Copa das Confederações e nós poderemos ser a surpresa.
Surpreende ai Brasil!

PARABÉNS  FÚRIA!

Um forte abraço
Serginho5bocas


ÚLTIMA ANTES DO JOGÃO

Daqui a pouco estarão em campo se enfrentando pela final da Eurocopa a Fúria Espanhola contra a Azzurra Italiana, quem vencerá? Quem entrará para a história levantando este caneco? Tentarei prever o resultado desta partida dificílima que se aproxima, mas já aviso que será pedreira.

A Espanha vem com o já famoso “Tik Tak”, aquele toque (e posse) de bola constante que define muito bem uma escola incorporada e adaptada por eles e que de um surgimento agradável, já começa a irritar os próprios torcedores, que querem um pouco mais de emoção.

A idéia da posse de bola é maravilhosa, porque você cansa o adversário e naquele momento em que o rival baixar a guardar, “Tum”, você dá a estocada mortal, como um toureiro.

Ocorre que este é o ponto de discórdia, os Espanhóis não tem esta facilidade para fazer gols, nunca tiveram. Repare que as vitórias espanholas são sempre apertadas, invariavelmente por 1x0, mas é o jeito que eles encontraram de vencer, e como vencem, porque mudar?

O grande lance deste time é que além da forma de jogar, eles tem um excelente goleiro e em muitas vezes contam com a benevolência da arbitragens. Isso mesmo, quando vêem que serão batidos e vão se expor, não se privam de fazer faltas desclassificantes para matar a jogada, e ai, quando os árbitros deveriam fazer valer a lei, não fazem. Reparem nisso.

Então como vencê-los? É preciso coragem para espremê-los não deixando que controlem o jogo e ter atacantes que se imponham e façam gols, se privar do ataque é suicídio. Á s vezes até aparece algum time que vence assim, mas coitado dos seus torcedores.

Os espanhóis nestes últimos quatro anos, ainda não provaram o gosto de uma derrota dolorosa para ver se agüentam o tranco e conseguem consolidar sua escola, pois todo ciclo tem um fim e nenhuma escola de futebol domina ou dominou o cenário mundial para sempre. Será que chegou o fim? Só daqui a pouco saberemos.

E o que podemos esperar dos Italianos?
Diferentemente dos times italianos de sempre, este parece ter gosto por atacar e não só defender-se saindo para o contra-ataque como é de costume dos italianos.

Este time tem bons atacantes e Mario Bonatelli é o grande destaque da equipe. Vejo nele aos seus 21 anos, muita força física, bom chute, proteção de bola e impetuosidade de um grande campeão, mas não chega a ser um craque.  Os italianos apostam muitas fichas nele e este é o grande momento para não decepcionar. Pois apesar de contar com Buffon, Pirlo, Cassano e Di natale, é no super Mario que eles acreditam serem fortes e capazes de bater a fúria espanhola.

Hoje poucos times têm a capacidade de vencer os espanhóis, com certeza a “azzurra” é dos poucos que podem e farão tudo para conseguir êxito.

Daqui a pouco teremos um jogão de bola que não posso perder e que vou torcer para ser emocionante e entrar para a história, seja lá quem for o vencedor.

Como prometido no inicio da crônica lá vai o meu palpite:
Itália 2x1 Espanha

Mesmo que eu não acerte o placar da partida, que pelo menos a bola bem jogada vença no final.

Um forte abraço
Serginho5bocas