Batendo Boca com o 5Bocas

quarta-feira, novembro 14, 2012


BRASIL  1 X 1 COLÔMBIA
  

Pela primeira vez posso afirmar que assisti a uma boa exibição do Brasil do Mano Menezes. O Brasil foi superior a Colômbia e se não fosse o preciosismo ou falta de competência nas finalizações, sairíamos com uns 2 ou 3 gols de vantagem ainda no primeiro tempo.

Hoje pela primeira vez pude ver evolução na equipe, ver o time tocando rápido e se movimentando constantemente. Mano pela primeira vez mostra uma equipe consciente e que joga com inteligência e na marcação se não foi excelente, pelo menos mostrou avanços, anulando a estrela colombiana do momento.

A zaga esteve muito bem, exceto por alguns erros de passes e saídas de bola equivocadas, mas podemos dar um desconto pelo desentrosamento que ainda vemos, em razão das várias escalações que já tivemos. Destaque para a dupla de zaga Thiago e David que jogam muito fácil. Castanho esteve bem apesar das limitações, no gol continuamos sem definição, mas os laterais devem ser Daniel e Marcelo. Porém, o que o Daniel errou de passes é brincadeira, mas é o que temos de melhor.

Por outro lado, até que enfim MANO entendeu que volante não precisa ser “botinudo”, que quem sabe jogar bola também pode marcar, o inverso é que é mais difícil. Paulinho e Ramirez deram uma aula de marcação e olha que saíram pouco para o ataque, não explorando as virtudes que ambos tem de sobra, mas não vai faltar oportunidade. Estiveram acima da média nas antecipações e roubadas de bola, sem contar que deram opção de jogada em várias oportunidades. Vale ressaltar a devolução de calcanhar de Paulinho para Daniel Alves que gerou o pênalti perdido por Neymar, muita inteligência, chegou para não sair mais dali.

Oscar e Káká estiveram razoáveis, mais transpiração do que inspiração, um pouco abaixo do esperado. Káká não passou a bola em seus dois chutes no primeiro tempo. No primeiro se tabela de prima, deixava Oscar de cara para o gol, ainda bem que ele acertou o travessão e ai ninguém reclamou. Na segunda, poderia ter aberto para o Ramirez na esquerda, mas preferiu chutar de longe sem muito perigo. Já Oscar esteve menos decisivo, mas sua qualidade de passes é fundamental para a dinâmica que o Brasil está imprimindo, hoje ficou devendo.

Neymar precisa ser mais sério nas finalizações, criou oportunidades que não podem ser desperdiçadas, inclusive um pênalti batido bisonhamente, mas valeu pela rapidez, inteligência e o lindo gol, coisa de quem sabe e assim vai se firmando a passos largos como o craque desta geração, já Thiago Neves, não demonstra qualidades para ser titular da seleção, tenho dúvidas até mesmo para o banco, mas não é mau jogador e se a fase estiver boa, pode ser uma opção. Prefiro Huck e Fred.

A Colômbia é boa, mas não é páreo para o Brasil em época nenhuma e o Falcão Garcia é só um bom jogador, nada demais. Menos pessoal, menos...Seu destaque hoje foi o lateral quadrado que marcou o gol colombiano e fez várias jogadas sem ser incomodado pela esquerda e um pouco abaixo dele o meia James e o goleiro, o resto é muita marcação e olhe lá.

Gostei do que vi e fiquei esperançoso que esta seleção com mais entrosamento e mais umas poucas alterações possa nos surpreender já na copa das confederações em 2013.

Mano precisa seguir nessa linha de escalar gente que sabe jogar bola e nos devolver o nosso orgulho, o nosso genuíno futebol, dar alegria para essa galera que há tempos não assistia a seleção jogar até o final do jogo, sem desligar a TV antes por conta do sono.

Ainda não estamos no nosso máximo, mas a molecada promete.  

Gostei do que vi. Hoje vou dormir feliz!
 

Um forte abraço
Serginho5Bocas