Batendo Boca com o 5Bocas

sábado, maio 02, 2015

O OCASO DO FUTEBOL BRASILEIRO
2 de maio de 2015

Houve uma época em que o campeonato brasileiro e os campeonatos regionais eram sensacionais, podem acreditar. Tempo muito bom, tempo em que os craques do País jogavam por aqui e por este motivo ir ao estádio era realmente uma oportunidade de ver um espetáculo.

Quando falo isso, muita gente acha que estou sendo saudosista. Pensar assim caracteriza um grande desconhecimento de causa, mas o certo é que a cada dia, mês e ano, vemos o futebol praticado aqui no Brasil definhar.

Temos o hábito ruim, de sempre deixar pra lá, qualquer coisa que esteja incomodando e que seja difícil ser consertada. Futebol é uma dessas coisas. Fomos observando os países desenvolvidos, importando nossos craques e não nos demos conta do que estava acontecendo e o pior, do que estava por vir.

Enquanto eles (ou europeus) pensavam que eram superiores a nós, tudo estava bom. O problema foi quando eles se deram conta que aqui se jogava o melhor futebol, que importando nossos craques e tendo a oportunidade de vê-los jogando semanalmente tão pertinho, melhoraria o nível do campeonato deles, servindo de exemplo para as suas crianças. Dai, aumentaria a qualidade do jogo e consequentemente aumentaria o valor dos ingressos, criando um circulo virtuoso nunca antes visto, seria maravilhoso, pois foi, é e a tendência é se tornar perene.
  
Hoje temos brasileiros jogando no mundo todo, nas mais distantes ligas, e tem tanto brasileiro que muitos deles são de gosto duvidoso, mas dependendo da liga, ainda assim vale a pena pra quem compra e para o jogador que recebe uma grana considerável.

A parte ruim desta historia é que aqui é que a conta está sendo paga, que o nível piora a cada ano e todo mundo finge que não vê. Jogadores são levados ainda na adolescência sem nem ao menos ter formado os principais fundamentos, parece uma “pesca” predatória e por consequência deste movimento, aquela qualidade que tanto nos vangloriávamos vem arrefecendo, pois o grande jogador não é formado mais aqui, com os nossos valores e identidade.

Talvez um retrato bem cruel e realista disto, foi a saída melancólica da seleção brasileira da copa de 2014. Pois se apenas a ausência de Neymar e Thiago Silva foi tão decisiva para o desfecho do jogo, significa que a cada copa o número de jogadores fora de série vem minguando, tornando-nos vulneráveis e dependente de lampejos de um ou no máximo dois jogadores como neste triste, melancólico e inesquecível episódio.

Outro dado que confirma a teoria pode ser vista nas finais do mundial interclubes. Antigamente a partida era mais equilibrada e muitas vezes nossa vantagem era transparente e em alguns casos desproporcional, mesmo sem ter o orçamento que os clubes europeus sempre tiveram em relação aos nossos. Hoje quando chegamos lá, quase sempre que vencemos o melhor jogador em campo é nosso goleiro, caracterizando o estilo de jogo defensivo que passamos a adotar para não passar vergonha. É a mudança dos tempos.

Outro dado importante eram as famosas excursões a Europa, quando dávamos show e nossas salas de troféus ficavam abarrotadas de títulos, hoje está longe disso, nem chamam mais a gente, ficou bem feio mostrar o que jogamos por aqui.

Para finalizar, vejam quem são os grandes jogadores dos nossos campeonatos: na média são de qualidade duvidosa, ex craques em final de carreira, garotos que ainda não explodiram ou aqueles que voltaram de uma passagem mal sucedida no exterior, lamentável, mas é o que temos pra hoje.

O que pode ser feito? Infelizmente não tenho uma resposta pronta para dar, bem que gostaria, mas se não sentarmos a mesa para discutir nunca aparecerá sozinha.

Enquanto os representantes dos clubes tratarem o futebol de forma individualista e amadora, colocando a paixão a frente do negócio e da razão, desconsiderando a vontade e o bem estar do torcedor e do espetáculo, desrespeitando leis e premissas básicas de uma boa gestão, a situação tenderá ao caos, talvez seja isto que eles queiram realmente, se tá bom assim pra que mudar?

Como seria bom ver os craques brasileiros jogando novamente o verdadeiro futebol brasileiro e de preferência aqui nos nossos campos, quanto devaneio!


Um forte abraço

Serginho 5Bocas