Batendo Boca com o 5Bocas

domingo, janeiro 20, 2013


GARRINCHA
A alegria do povo

Para muitos foi o maior ponta direita que já existiu, outros mais empolgados consideram-no o maior jogador de futebol de todos os tempos, superando até mesmo a Pelé, mas não há dúvidas de que foi a maior alegria que o povo já teve nos gramados, fãs e vítimas confirmam.

O certo é que esteve em 3 copas do mundo e venceu duas, sendo o senhor de uma delas, a de 1962. Até mesmo deixa-lo jogar a final após ter sido expulso na semi final, foi possível com este gênio da bola, ninguém queria vê-lo de fora da festa.

Não era um artilheiro implacável, mas nem por isso deixou de marcar muitos deles, na seleção brasileira foram 16 e no Botafogo foi o 3º maior artilheiro de todos os tempos com seus 243 gols vestindo a camisa preto e branca da estrela solitária e olha que deixou para trás muito centroavante bom pelo caminho.

Muitos gostam de fazer comparações entre Garrincha e Pelé e é ai que mora o perigo, pois um era ponta direita e o outro um ponta de lança ou quase um atacante, daí fica difícil encontrar critérios objetivos para compara-los, nem me atrevo, mas gostaria de dar algumas dicas:

Pelé jogava por todo o campo e Garrincha gostava era mais de ficar na extrema direita do campo, Pelé era incansável na busca do gol o outro não se privava de faze-los, mas preferia fazer a alegria de vários centroavantes, era mais de dar alegrias do que de recebe-las.

O futebol é um esporte coletivo, então ganhar mais títulos nem sempre significa que jogou mais, daí a diferença entre Pelé e Garrincha em número de conquistas em clubes, pois no Santos, Pelé foi muito mais vencedor do que Garrincha com o Botafogo, talvez o Santos fosse mais conjunto do que o Botafogo, ou talvez Pelé fizesse o Santos ser maior do que o Botafogo de Garrincha, quem vai saber?

O certo é que com os dois em campo nunca o Brasil perdeu um jogo e foram muitas apresentações desta dupla, sem contar que sem Pelé, Garrincha só perdeu uma única vez, na copa de 1966 contra a Hungria.

Estou escrevendo sobre GARRINCHA hoje porque é 20 de janeiro e faz 30 anos que Garrincha faleceu, se ainda fosse vivo, este ano faria 80 anos de existência.

Sou flamenguista mas sou fã de futebol bem jogado, e apesar de Garrincha ter jogado no Botafogo e de ter feito o Flamengo e os flamenguistas sofrerem muito, ele merece todo a minha admiração e o meu respeito.

Fique com deus Mané!
 

Um forte abraço
Serginho5bocas