Batendo Boca com o 5Bocas

quinta-feira, novembro 08, 2012


OS CRAQUES DO PASSADO - JOSIMAR

 
 
 
 
Josimar era fera na bola, criado nas peladas da Cidade de Deus, levava jeito para o futebol. Cria da base do Botafogo que na época revelava muita gente boa sob a batuta de Neca e do técnico Joel. No ano de 1981 fez parte dos titulares que  estavam representando a seleção brasileira de juniores que foi eliminada pelo Quatar no mundial da categoria.

Jogava no meio de campo com Leomir que viria a ser do Fluminense e tinha como companheiros, Mauro Galvão do Inter, Julio Cesar do Guarani, Paulo Roberto do Grêmio e Cacau do Goias.

Josimar era “bola” como se costuma dizer, mas não tinha sido convocado para nenhuma partida da seleção de Telê que iria a copa de1986, nem fez parte do grupo que teria alguns cortados antes da Copa. Mas quis o destino que Leandro pedisse dispensa e como só teria Edson do Corinthians, Telê decidiu chama-lo.

Josimar estava voando, como sempre, tinha um fôlego acima da média e seria provado que a decisão fora mais do que acertada, pois os jogos no México seriam ao meio-dia e na altitude, ou seja, Telê precisava de alguns jogadores com ótimo preparo físico já que estava levando alguns veteranos remanescentes de 1982.

Josimar chegou na reserva e ganhou a vaga lá no México. Fez dois gols espetaculares e deixou uma impressão tão boa com suas atuações que foi escolhido pela imprensa como o melhor lateral daquela copa.

Um detalhe inusitado daquela copa de 86 é que durante os treinos, Josimar tinha o melhor aproveitamento nas cobranças de pênaltis entre todos os jogadores. Antes do jogo contra a França dizem que não errou nenhuma das cobranças, só que tinha um detalhe, ele levava tudo na sacanagem e batia penalti nos treinamentos sem tomar distância e bem devagar, matando o goleiro de raiva. Em razão desta displicência, não foi relacionado para as cobranças que por ironia dos destino, nos fez amargar mais uma derrota daquelas de doer. Não sei se com ele ganharíamos, mas seria no mínimo diferente.

Foi tudo tão bom na vida dele, que após a copa ele foi convocado para uma destas seleções da FIFA e num jogo amistoso fez o gol da vitória de 1x0 com passe de Maradona.

Foi vendido ao Sevilla da Espanha mas não vingou, voltou para o Brasil contratado pelo Botafogo, mas nunca mais seria o mesmo. Josimar ainda jogou algum tempo na seleção, mas foi perdendo espaço e as noitadas faziam ele frequentar mais as páginas policiais e de fofocas do que as de esportes.

Terminou sua carreira vagando por clubes sem expressão e sem o viço e a alegria que dava gosto ver quando ele jogava.

Josimar foi mais um daqueles talentos desperdiçados, aqueles jogadores que não conseguem cuidar do seu maior patrimônio, o seu próprio corpo, que aliás é seu instrumento de trabalho.

Uma pena que o triste exemplo de Josimar não faça surtir nenhum efeito em muitos jogadores atuais que levam a vida no mesmo ritmo e ás vezes até mais alucinante do que o ex-lateral.

Hoje ele dá aulas para meninos que sonham ser jogador como ele foi.
 

Um forte abraço
Serginho5bocas 




SABEDORIA DE BUTEQUIM
 
GENTIL DE ARAÚJO já dizia...

“A bola é feita de couro, o couro é tirado da vaca e a vaca só gosta de grama. Portanto, bola não voa, é feita para rolar rasteira, quanto mais rasteira melhor.”


 

Um forte abraço
Serginho5bocas