Batendo Boca com o 5Bocas

quarta-feira, junho 13, 2012

CAMPEONATOBRASILEIRO – QUAL A MELHOR FORMA DE DISPUTA?

CAMPEONATOBRASILEIRO – QUAL A MELHOR FORMA DE DISPUTA?

O maior e melhor campeonato nacional de clubes do mundo só podia ser o brasileiro. Este campeonato que teve inicio em 1971 com a conquista do Atlético Mineiro do treinador Telê Santana, já teve várias formas de disputa e inúmeros clubes de todos os cantos do País disputando-o.

Já foi disputado com chaves, grupos e todo tipo de subdivisão inicial, e do seu primeiro ano até o ano de 2002 teve uma final entre 2 clubes. A partir de 2003 houve uma mudança implantada pela CBF que alterou a forma de disputa, dali em diante o campeonato passou a ser disputado por pontos corridos com todos os times se enfrentando em casa e fora, em turno e returno e ao final quem tiver mais ponto, sagra-se campeão, simples e chato assim.

O que é melhor? Pontos corridos ou o famoso “mata-mata”? A justiça ou a emoção?

O formato mata-mata é mais emocionante, principalmente pelos jogos finais, com vários cruzamentos entre grandes clubes e com a final que dá um tempero especial.

Nos pontos corridos, acaba aquela história da injustiça que muitos críticos reclamavam. Mas as rodadas finais em geral são sem graça, e não me falem da emoção dos que podem cair. Isso não é emoção e comoção, sofrimento, deus me livre. Sem contar as suspeitas de marmeladas que se não ocorrem de verdade, pelo menos alimenta o imaginário dos torcedores que perderam.

Fico com o “mata-mata” ou se quiserem experimentar, um misto entre as duas modalidades. Que tal começarmos com pontos corridos e ao final, classificam-se os 8 primeiros clubes e se enfrentam em partidas eliminatórias até o ponto alto que seria a final?

Não sei quem está com a razão, mas tenho minha preferência, e você?

Um forte abraço
Serginho5bocas 

COPA DO MUNDO – SEMPRE VÃO OS MELHORES?

COPA DO MUNDO – SEMPRE VÃO OS MELHORES?

Acompanho as Copas do Mundo desde 1978, aquela copa da vergonhosa partida em que a Argentina enfiou um lamentável e sonoro 6x0 no Peru. Uma vergonha para o futebol e uma tristeza para nós brasileiros.

Analisando todo esse tempo sobre as manias e convicções nas convocações de nossos técnicos de futebol em Copas do Mundo, cheguei a uma triste conclusão. Quase sempre são convocados algumas figuras raríssimas para as Copas do Mundo, pelo menos no Brasil, pois aqui a gente gosta de brincar com a sorte.

Fiz uma lista rápida e realmente o mau gosto não é uma exclusividade de alguns poucos eleitos, é tradição brasileira, dar carona para alguns jogadores, senão vejamos:

Para inicio dos trabalhos, começo com Cláudio Coutinho em 1978, naquela Copa ele levou Chicão e Abel e deixou de férias no Brasil, Falcão e Junior, só para citar os casos mais gritantes.

Em 1982, Telê Santana não faria diferente e levou Serginho chulapa e Dirceu, deixando no Brasil, Jorge Mendonça, Roberto Dinamite (que depois foi a Copa por motivo de contusão do Careca), Adilio, Leão, Raul entre outros.

Em 1986, Telê se superou e levou Elzo e Edson deixando no Brasil Renato Gaúcho e Leandro por tabela e Cerezo, uma pena.

Em 1990, por incrível que pareça, Lazaroni levou excelentes jogadores e não me lembro de nenhum perna-de-pau, mas não conseguiu dar “liga” naqueles jogadores, aceitando inclusive panelinhas no grupo.

Em 1994 tivemos Paulo Sergio e Ronaldão a pedido do Parreira, enquanto Edmundo e Evair ficavam no País e assistiam ao título pela TV, após 24 anos de escassez, quem poderia  falar alguma coisa?

Em 1998 Doriva fez a festa. Quando Zagallo anunciou este nome na relação dos convocados, deve ter ocorrido inúmeros desmaios e caras de surpresa, enquanto isso, Romário ficou no Brasil puto da vida vendo tudo pela TV.

Em 2002 Felipão e sua família Scolari deu passaporte para Anderson Polga, Roque Junior e Belleti, guenta coração! Romário em casa de novo assistia a conquista do penta, quem pode duvidar dói talento dos campeões do mundo?

Em 2006 foi a vez do zagueiro Cris ficar feliz.

Em 2010 mantivemos o nível e levamos Josué, Felipe Melo, Doni e Grafite, só fera. Só podia dar no que deu...

Agora, o grande mestre de todas as relações é o Cafu. Impressionante como este rapaz conseguiu jogar 4 Copas do Mundo, fazendo 3 finais e vencendo duas, tem que respeitar, o cara é iluminado...

Um forte abraço
Serginho5bocas