Batendo Boca com o 5Bocas

segunda-feira, agosto 27, 2012

TORCIDAS ORGANIZADAS

TORCIDAS ORGANIZADAS

Já falei neste espaço sobre torcida organizada, em especial a do Flamengo, desde aquela famosa Charanga de Jaime de Almeida até a que tive o prazer de acompanhar em alguns jogos quando pré-adolescente, a GARRAFLA, sempre na ótica apaixonada do torcedor que ajuda o clube, aquele que exerce o papel de animar a galera, de empurrar o time para as vitórias impossíveis e de festejar gols, vitórias e títulos.

Hoje o assunto é outro, venho falar do lado mais obscuro da coisa, dos dependentes, daqueles torcedores “profissionais” organizados que sugam o que o clube tem de bom, vivem a margem e na dependência descarada dos clubes, é claro que com a benção dos nossos dirigentes.

A cada ano que passa menos torcedores demonstram interesse em ver os jogos ao vivo nos estádios, um pouco pela precariedade das instalações e do transporte disponível e muito pela baixíssima qualidade dos jogadores e dos elencos, além é claro, da violência.

Os estádios foram encolhendo e nós nem notamos, pois a procura pelos jogos foi caindo paulatinamente, até chegar ao ponto que só irão aos estádios, os torcedores “profissas”, pois não pagam e ainda auferem lucro com o excedente, que beleza!

Existe uma química, uma relação promíscua, que une esses sanguessugas aos dirigentes dos clubes, pelo menos os do Rio.

Não existe nenhuma razão defensável que justifique a atitude dos clubes em fornecerem ingressos aos ilustres torcedores, para que eles possam ir aos estádios brigar com outros fanáticos como eles, agredir qualquer inocente torcedor de outra facção seja ele organizado ou não, afugentar os potenciais consumidores, que realmente torcem pelos clubes e consomem ingressos, ticket de estacionamento, comida e bebida no estádio, dá pra entender?

Financiar estes fanáticos só se justifica quando há uma contra partida implícita, no caso em questão entendo que eles são os únicos que iriam aos estádios durante uma possível má fase, já que não pagam ingresso, mais o preço por isso não compensa.

Qual o benefício que eles trariam para os clubes já que nos momentos de crise eles fazem de tudo para agravá-las, ás vezes até partindo para a agressão de técnicos e jogadores, sem contar a polícia “escrota” que fica como paparazzi na vida pessoal dos jogadores.

O saldo disso é o afastamento dos verdadeiros torcedores pelo crescimento da violência dentro e fora dos estádios, com óbitos, inclusive.

Esse comportamento doentio tem de ser banido dos estádios urgentemente. Um ambiente de negócio sério não comporta este cenário, já passamos da hora de dar um basta, seja com leis rigorosas, com prisões, com políticas de distanciamento dos clubes a este vândalos, com profissionalismo dos dirigentes esportivos e com a presença mais atuante da polícia nos estádios.

A uma equação difícil de resolver, mas temos de começar e logo. A copa vem ai e não há melhor razão para melhorarmos, para resolvermos esta situação de uma vez por todas. 

Estou ai para ajudar no que for possível.


Um forte abraço
Serginho5bocas