Batendo Boca com o 5Bocas

terça-feira, maio 01, 2012

O SISTEMA “PEP” DE JOGO

O SISTEMA “PEP” DE JOGO

Todo mundo que gosta de futebol bem jogado já viu o jeito fenomenal “Barcelona” de jogar, quem não ficou encantado ou com uma pontinha de inveja?

Quando vemos o Barcelona jogar atualmente sob o comando de Pep Guardiola, temos a certeza de que o futebol arte renasceu. Ele andava escondido há tempos e tinha muita gente que afirmava que ele nem existia, que era fantasia dessa gente saudosista.

Vi alguns dos maiores esquadrões já forjados do futebol bem jogado, o futebol arte. Os inesquecíveis Brasil de 70 e a Holanda de 74, só pude ver pelo vídeo tape, mas o Flamengo de 81/82 e o Brasil de 82, tive o imenso prazer de assistir na sua época de glória. Era um tesão ver aqueles caras jogando bola, uma facilidade no trato com a bola, domínio, técnica, habilidade e precisão, sem deixar de encantar, Tinha treino, mas a arte e a improvisação superava em muito ao sistema de jogo que eles praticavam.

Só que em todas essas grandes equipes havia a figura exponencial do craque ou dos craques. Pelé, Cruyff e Zico são os principais exemplos desta máxima, mas em todas elas haviam ótimos coadjuvantes. Gente como Gerson, Tostão, Rivelino, Neskens, Krol, Resembrink, Junior, Leandro, Adílio, Tita, Falcão, Sócrates, Cerezo e tantos outros.

No time do Barcelona tem Messi que também é fora de série, que já fez história e provavelmente ainda vai continuar a escrever mais alguns dos mais lindos capítulos da história da bola e do futebol mundial, e mesmo tendo Iniesta e Xavi como seus melhores coadjuvantes, existe uma sutil diferença no modo “Guardiola” de jogar, que destaca o SISTEMA PEP sobrepondo as estrelas.

É um jogo mais mecânico (sem deixar de ser belo), parece que todo mundo treina muito o posicionamento, ensaia muito e já sabe exatamente o que fazer em cada situação, chega a impressionar pela harmonização das peças.

No caso da marcação por pressão, que é o carro chefe, há uma pressão individual na saída de bola do adversário, que vai aumentando progressivamente na medida em que a bola vai sendo trocada pelos jogadores da defesa adversária, até o ponto em que ocorre uma blitz de 3, 4 e de até 5 jogadores do barça em quem está com a bola, e pronto, a bola já está com eles de novo. Fazem isso automaticamente, numa ocupação de espaços impressionantes, parece uma valsa bem ensaiada.

Por isso vejo esta equipe com muitas possibilidades de reinar por muito tempo, já que raras equipes conseguem ou conseguiriam sair desta marcação sufocante, pois para isso, é necessário ter muita qualidade no passe para driblar os jogadores que sufocam ou também para virar o jogo, fazendo com que os jogadores do Barcelona fiquem cansados ou desistam de recuperar a posse da bola.

Ainda não vi ninguém conseguir sair desta teia, até mesmo os que conseguiram vencê-los, mas para todo veneno tem um soro, resta saber quem vai descobrir a resposta de como acabar com o reinado deles.

Só sei de uma coisa, no jeito Guardiola de jogar há menos espaços para o craque do que para o sistema. Quando alguém entra no lugar de outro jogador, o sistema já está azeitado e não precisa de muita instrução, é meio mecanizado, mas funciona, e como funciona.

E apesar de haver menos espaços para o craque e muitos espaços para o coletivo (que é o sistema), Messi ainda é uma enorme diferença. Sem ele as dificuldades de penetrar aumentam absurdamente, poucos driblam, chutam e fazem gols como ele neste time e em qualquer outro do planeta em qualquer época.

O sistema PEP é excepcional, mas queria muito ver se funcionaria bem com outros jogadores, com gente menos disciplinada que os jogadores do Barcelona, e pode ser que isto ocorra em breve, já que Pep Guardiola está de saída.

Seu auxiliar assumirá em breve e promete continuar o reinado, mantendo as diretrizes do sistema, o tempo dirá se vai dar certo. Fico aqui com minhas dúvidas e com a minha única certeza, a de que Pep Guardiola, o seu sistema, Messi e o Barcelona de hoje já são história e ninguém poderá negar.


Um forte abraço
Serginho5Bocas