Batendo Boca com o 5Bocas

quinta-feira, maio 17, 2012

LIBERTADORES, JOGO BRUTO OU BRUTAL?

LIBERTADORES, JOGO BRUTO OU BRUTAL?

O jogo é bruto! Como diria o grande craque das letras Teixeira Heizer, mas não precisava ser tanto.

Quando a frase foi cunhada, acredito que a idéia era a de que para ganhar uma Copa do Mundo não basta ter craques e um bom time, tem que ter coração, raça e boas doses de sorte em momentos cruciais. Porém, quando nos referimos a Copa Libertadores a historia muda de figura, o termo é adequadíssimo.

Desde a sua criação, há uma supremacia gritante dos nossos “hermanos” Argentinos, e durante um tempo, os Uruguaios ocupavam a segunda posição no ranking de conquistas, só bem recentemente esta distorção melhorou de tamanho.

Havia um misto de desinteresse de algumas equipes brasileiras que preferiam excursionar na Europa, ganhando mais dinheiro e prestigio do que jogar esta copinha maldita. Também havia muita dificuldade em vencer uma competição em que todos os participantes, com exceção dos Brasileiros, falam espanhol.

Para efeito de comparação, o ranking atual é o seguinte:
Os Argentinos venceram 22, os Brasileiros 15 e os Uruguaios 8 vezes, depois mais atrás vem os Paraguaios, chilenos e alguns poucos países.

Daquela época até hoje, pouca coisa mudou. Talvez haja um pouco mais de rigor nas arbitragens porque atualmente existem muitas câmeras de tv filmando as partidas e os times Brasileiros aprenderam a jogar essa copa muquirana, só assim deu uma nivelada na disputa.

As grandes equipes Brasileiras que venceram esta competição sabem do que estou falando, pois enfrentam arbitragens ridiculamente parciais, jogos em altitudes desafiadoras, pra não dizer desumanas, campinhos de várzea com torcedores debruçados em alambrados muito próximos do campo, entre outras dificuldades que sinceramente, não poderiam acontecer de jeito nenhum, pois trata-se da maior competição de clubes da América, continente que já venceu 9 copas do mundo.

O que mais me intriga é que a cada ano que passa, a coisa não muda e observamos pela tv a “Champions League”, que é a similar européia, cada vez maior em tudo. Lá os campos de jogo são espetaculares, os estádios confortáveis,  pode-se comprar ingressos com facilidade não vista por aqui, as arbitragens podem até cometer erros, mas não é de forma tão safada e deslavada contra um País como aqui em nosso continente. Sem contar o profissionalismo que a coisa é encarada e o valor das cifras envolvidas. É até covardia fazer comparações.

Alguém poderia me responder Porque os clubes Brasileiros insistem em disputar esta copinha? O Brasil “carrega” nas costas esta competição. Se os clubes Brasileiros deixarem de jogá-la, ela simplesmente some. Então, porque os clubes não se unem e organizam torneios internacionais ou excursões muito mais rentáveis e com mais visibilidade?

Somos reféns de nossa própria mediocridade, não conseguimos ser referência em nada que se refere ao futebol, pelo menos no que se produz com as cabeças pensantes de nosso futebol. A única exceção é na produção da matéria prima, do insumo mais valorizado e importante do jogo, da pratica deste esporte, que são os craques brasileiros. O resto é seguir tendências é olhe lá.

Ainda não aprendemos a produzir dirigentes inteligentes e honestos, negócios rentáveis para os clubes e não para os empresários e os homens do futebol, competições interessantes, calendários mais humanos, entre outras varáveis deste negócio tão rentável para pouquíssimos, e pelo visto não existe a menor esperança de sairmos desta inércia.

Pra finalizar a crônica, resta uma dúvida irônica que eu já estou “careca” de saber a resposta, mas faço questão de perguntar-lhes só de sacanagem:

Porque a supremacia Argentina (e em menor escala Uruguaia) no terreninho sul americano não se traduz em vitórias em copas do mundo?

Porque lá o Jogo (também) é Bruto, mas todo mundo tem as mesmas armas.

Um forte abraço
Serginho5bocas