Batendo Boca com o 5Bocas

quinta-feira, abril 12, 2012

ARBITRAGENS

Arbitragen

Tenho visto arbitragens horrorosas tanto no Brasil quanto no mundo. Não vejo os grandes especialistas no assunto se posicionando a respeito, parecem achar que está tudo bem, que é assim mesmo e mesmo aquela minoria que acham que não está tudo bem, fazem pouco esforço para mudar este quadro.




Acho que já passou da hora de sentarmos para discutir esta relação, as arbitragens estão de “lascar”. Antigamente ainda conseguíamos citar alguns nomes que mereceriam estar no quadro da FIFA, mas atualmente...dá até pena olhar o quadro, é desolador, só se vê aridez.
Não entendo muito do assunto, mas tenho 3 (três) considerações e sugestões, que descrevo a seguir:
1) Devia haver um banco de reservas de juiz e um técnico para comandar a equipe, para que ao se constatar má fé, negligência ou quando o cara estiver fazendo um monte de merda mesmo,trocá-lo por outro, como é feito com os jogadores, porque não?
2) Quando um atleta cair no campo e for constatado a necessidade de paralisar a partida para que o mesmo seja atendido, o jogador seria retirado do campo pela maca ou carrinho e teria que compulsoriamente ficar 10 (dez) minutos fora do campo de jogo. Só depois de cumprida esta penalização, ele poderia retornar ao campo de jogo, evitando a famosa “cera”, acho que muita gente levantaria rapidinho;
3) Se um atleta desse uma entrada violenta num companheiro que o fizesse ficar impossibilitado de exercer sua profissão temporariamente ou definitivamente, o causador da lesão teria que ficar no mínimo, o mesmo tempo que a vítima, podendo pegar até mesmo pena maior do que o período de inatividade em julgamento posterior;
Sei que as sugestões acima, sozinhas não vão melhorar as decisões dos arbitros, mas ajudaria na dinâmica da partida, tirando um pouco o peso de todas as escolhas ficarem apenas a critério dos arbitros, seria mais leve e justo.

Essas são apenas idéias para dinamizar um pouco mais o jogo, quanto a qualidade da arbitragem, sinceramente, não sei como melhorar a capacidade técnica de cada arbitro, mas ainda sim tenho uma impressão um tanto quanto duvidosa a este respeito. Acho que pode ser uma entressafra de bons árbitros, mas talvez não seja só isto, pois na minha humilde opinião, o avanço tecnológico tem uma grande parcela desta culpa, pois antigamente além de quase não passar jogos na tv (a maioria deles era vídeo tape), não existiam esta infinidade de câmeras, perseguindo a jogada de vários ângulos, inclusive aqueles que o olho do arbitro não tem a menor capacidade – humana - de acompanhar, nesse ponto de vista chega a ser uma covardia com os juizes atuais. Será que os arbitros de outrora eram realmente tão bons, ou a forma de se analisar suas atuações é que estavam aquém do que se vê hoje? Fica a interrogação.
Não estou aqui querendo livrar a cara dos homens de preto, apenas analisando a situação de alguém que tem a obrigação de correr o campo todo, até mais do que qualquer jogador em campo, algo em torno que pode chegar a 13 kilometros por partida, enquanto o jogador mais exigido corre em média de 6 a 10km. Fica realmente difícil acompanhar todos os lances em cima.
Que tal colocar um arbitro de cada lado do campo? Poderíamos descansá-los um pouco mais e quem sabe não melhoraria a qualidade?
Isso sem falar nos recursos tecnológicos para saber se a bola entrou no gol ou não, algo que já deveria estar sendo praticado há  muito tempo, como já é feito em várias modaliades esportivas.
Galera, são só algumas idéias, mas que tal alguém começar a pensar futebol com mais seriedade, acho que tem muita gente enriquecendo com o esporte e pouca ou quase nenhuma pensando em melhorá-lo.

Um forte abraço do
Serginho5bocas