Batendo Boca com o 5Bocas

sábado, novembro 03, 2012


OS PELADEIROS - COMPLEMENTO
 

Hoje vou tentar concluir minha relação de peladeiros, mas tenho que reconhecer de antemão que esta lista não tem fim.

A pedidos trouxe mais 4 espécies raras que não podem faltar na fauna futebolística e parafraseando Odorico Paraguaçu, “peladeirística” dos grotões deste imenso Brasil, então lá vai:

O “cagão” é aquele cara que de tão ruim, só mesmo a bola batendo nele de raiva ou por pura piedade é que ele fará gol. Acontece que ele é aquele mais genuíno exemplo do raio que cai duas, digo, uma porrada de vezes no mesmo lugar, vai cagar assim lá no raio que o parta! Mas diga-se de passagem, que na maioria dos casos é bom ter um desses no seu time, vai que...

O “fedorento” como a alcunha já entrega é um solitário, um verdadeiro Robson Crusoé das peladas, ninguém quer abraça-lo após um gol, pegar seu colete suado? Nem pensar. É que o cara não lava o meião, guarda o tênis abafado dentro da bolsa na mala do carro fechado e tem mal hálito e um cêcê da pôrra, dorme com esse barulho. É complicado ajuda-lo, mas é um boa praça, também se fosse antipático, apanharia ou levava um tiro.

Outro que não pode faltar  é o “pegador” de mulheres. O cara é um espetáculo, só anda cheiroso e é um exímio contador de histórias. Diz que sempre dá 3 antes do jogo, que se não comer ninguém não joga bem e o escambau, mas realmente ele sai com muitas mulheres ou seres humanos se assim for politicamente correto chamar as criaturas, porque se juntar todas elas e bater no liquidificador com neston e duas bananas para engrossar o caldo, fica faltando um olho, 2 joelhos e uma perna...fala sério matador!

Pra fechar os trabalhos não poderia ficar sem falar do “ex-peladeiro”. Ele não consegue levantar a bola com os pés, ele não faz 3 embaixadinhas sem deixar a bola cair no chão e nem é bom pedir para dar um chute na bola, que se ele cair no chão, não vai levantar mais. Mas vive contando causos que ninguém é capaz de achar algum contemporâneo para confirmar. Diz toda semana que jogou com Zizinho, Danilo Alvim e Dino Sani, mas não tem um recorte de jornal ou revista da época de glória para ser lembrado. É uma grande figura dos campos de pelada e é um dos meus personagens favoritos, pois mantém acesa a chama da pelada de verdade.
 

Um forte abraço
Serginho5bocas

 


PRÊMIO DA FIFA DE MELHOR DO MUNDO
 

Que me perdoem os adoradores de pés juntos do prêmio de melhor jogador do mundo que a FIFA concede anualmente de acordo com os seus critérios, obscuros por sinal, como a maioria das “coisas” que  a FIFA comanda.

No início cheguei a acreditar na ideia, pois sentia falta de um prêmio desta envergadura para os melhores do futebol, mas depois de alguns prêmios esquisitos para não dizer outra coisa, desisti de levar a sério.

Tudo ia bem pra mim, até que o Alex estraçalhou em 2003 pelo Cruzeiro, gastando a bola em nada menos do que 3 campeonatos consecutivos e não foi  nem relacionado entre os 10 melhores, depois foi a vez do Robinho que comeu a bola em 2004 conduzindo o Santos e também foi preterido.

Agora, num exemplo bem recente, vejo ocorrer o mesmo com o Neymar.

Pessoal, não estamos falando de um prêmio a coletividade, mas sim a premiação do talento individual, de um jogador que durante um ano fez a diferença para a sua equipe com gols e jogadas acima da média no mundo todo.

Em primeiro lugar devo advertir que se o prêmio fica amiúde restrito a quem joga na Europa, não deveria ser considerado mundial.

Um outro ponto relevante é o de que há uma clara preferência a jogadores marqueteiros, aqueles que aparecem mais nos comerciais do que no campo de jogo.

Outro ponto negativo é a mania de relacionar entre os elegíveis jogadores que compõem grandes equipes, e que só por isso tem destaque, ou seja, valoriza-se os grupos financeiros em detrimento dos grandes talentos individuais, que é a natureza da premiação.

Vejam o caso de Neymar. Ano passado deram a ele uma esmolinha e deixaram ele levar o gol do ano. Na premiação de melhor jogador ele ficou em 10° lugar, atrás de Casillas, Eto´o, Forlan, Luiz Suaez e Wayne Rooney, é brincadeira?

É um verdadeiro absurdo comparar Neymar com esta turma, vou mais além, Xavi e Iniesta são excelentes jogadores sem sombra de dúvida, mas só frequentam este clube seleto todo ano porque jogam no Barça, se jogassem num Valencia, Bétis entre outros, ia dar pena. Porque ninguém desembolsa uma grana nesses caras?

Quanto a Cristiano Ronaldo e Messi concordo que ainda estão um degrau acima do “Moicano”, mas é questão de tempo.

Para efeito de comparação, aos 20 anos, Neymar já marcou 139 gols em 234 jogos, média de 0,59 por partida, sem considerar que só em 2012 sua média é de 0,83. Messi com a mesma idade tinha feito 51 gols em 140 jogos, média de 0,36 e CR7 havia balançando as redes 36 vezes em 139 jogos, com media de 0,25.

Isso realmente pode não provar nada, são apenas números frios, mas a sua carreira está em ascensão e Neymar não é coadjuvante nesta idade como Messi e Cristiano Ronaldo foram nesta época, ele decide para o Santos. Os santistas já ganharam 3 paulistas, uma copa do Brasil e uma libertadores desde que o “Moicano” assumiu o posto de estrela principal.

Esse ano de 2012, só para sentir o drama, tem os seguintes candidatos: Yaya Touré, Benzema, Sergio Aguero, Busquets, Piqué e Segio Ramos, Deus me livre! Me tira o tubo! Estes 3 últimos são de arrepiar os cabelos do dedo mindinho.

Rapaz, olha só a turma que está concorrendo ao prêmio! Tem ou não tem Jabá?


Um forte abraço
Serginho5Bocas


CURTINHA
 

Adriano ligou para o diretor pedindo para faltar...faltar ao quê mesmo?

Fala sério minha gente! Essa tragicomédia não tem fim?????

Um forte abraço
Serginho5Bocas

 

 


FLAMENGO X ATLÉTICO MG – A RIVALIDADE ETERNA  - PARTE II
 

Escrevo essa continuação porque essa semana, antes do clássico entre as equipes, ao sintonizar o rádio na CBN, ouvi o Marcos Guioti no programa 4 em campo, dizer que o Flamengo vencia naquela época porque o juiz favorecia.

Em primeiro lugar preciso esclarecer que o Guiotti é fanático! Então, fica muito difícil argumentar com um torcedor que como não consegue admitir que o seu time de coração não é campeão por suas limitações, prefere sempre arranjar as desculpas mais esfarrapadas para justificar os fracassos. Isso é muito comum em treinadores, em torcedores fantasiados de comentarista esportivo é menos comum, a maioria disfarça bem. Chega ser constrangedor ver o Eboli se desdobrar para das uma cara mais imparcial para o programa quando o Guiotti dá as suas pitadas, sempre parciais e bairristas, lamentável.   

É no mínimo simplista demais ou surrealista achar que aquele Flamengo precisava do juiz para vencer os adversários, basta ver que de 1979 a 1983, anos dourados em termos de elenco tanto para o Flamengo quanto para o Atlético, o primeiro venceu 3 brasileiros (80, 82 e 83) contra equipes diferentes, inclusive vencendo um dos adversários na casa dele, e em 79 perdeu nas quartas para o Palmeiras de Telê e em 81 também nas quartas para o Botafogo carioca. Ou seja também perdia, menos para os mineiros. Já o tão propalado e injustiçado galo mineiro sempre batia na trave, terá havido alguma conspiração internacional contra o Atlético? Pois o Flamengo só encarou os caras no brasileiro de 80, e nos outros anos, o que teria acontecido?  Faltou “culhão” para decidir na hora “h”?

A verdade é que o elenco era estelar, mas tinha uma turma de encrenqueiros (Chicão, Palhinha, Eder...) que queriam vencer no grito, e ai mermão...quem manda nessa pôrra é a torcida e o time do Urubu!

Fui fã daquela equipe do Atlético em que brilhavam com mais intensidade Cerezo, Isidoro, Luzinho e Reinaldo, verdadeiros monstros sagrados do futebol para mim. Só que se o Eder perdeu um gol feito após falha bisonha do zagueiro Manguito aos 45 minutos do segundo tempo da final do Brasileiro de 1980, em que o simples empate garantiria o título, a culpa é do juiz? Se Eder tivesse feito aquele gol, ninguém nem lembraria da arbitragem.

http://www.youtube.com/watch?v=OVcMad2plsA

Já sai muitas vezes derrotado de um estádio, sentindo uma dificuldade enorme em aceitar uma derrota amarga, mas posso afirmar que faz bem pra saúde saber perder.

Os deuses não podem estar de implicância com nosso time o tempo todo.

Melhor do que falar alto é melhorar seus argumentos.

Ah! Já ia me esquecendo a “mulambada” venceu no engenhão e empatou em Minas. Percebeu que até este “flamenguinho” fedorento de hoje, que está lutando para não cair, endurece contra o Galo?
 

Um forte abraço
Serginho5bocas