Batendo Boca com o 5Bocas

sexta-feira, junho 01, 2012

OS CRAQUES DO PASSADO - ADÍLIO

OS CRAQUES DO PASSADO

N° 1 - ADÍLIO

Adílio foi um dos meus ídolos da infância. Jogava de meia direita e muitas vezes de falso ponta caindo pela extrema esquerda.

Jogava muita bola apesar do chute ruim, não batia com precisão em direção ao gol, mas seu passe era sensacional e seus dribles uma arma desconcertante e imprescindível para aquele time do Flamengo, Zico que o diga, quantas assistências do neguinho da cruzada, o galinho converteu em gol.

Adílio parecia flutuar em campo tal era a leveza de suas passadas elegantes, tinha futebol de craque e se impunha pela habilidade. A bola quando conduzida por Adílio parecia não ter peso, nunca vi ninguém roubar a bola de seus pés, como protegia a redonda, aliás, uma das principais armas do Flamengo quando a vitória estava apertada, era mandar a bola para ele gastar o tempo.

Tanta intimidade não foi suficiente para jogar uma Copa do Mundo, Telê não quis. Adílio viveu sua melhor fase justamente quando estávamos próximos da Copa de 1982 e no jogo de sua vida, a uns 2 meses da Copa, teve sua grande e última chance, enfrentaria a Alemanha Ocidental no Maracanã.

Naquele dia ele fez uma partida memorável, comandando as ações do meio de campo e dando um passe primoroso e suave para Junior marcar o único gol daquele jogaço contra os campeões europeus de 1980. Se alguém tivesse visto aquela partida e depois soubesse que ele não foi convocado, teria dificuldades para entender o porquê dele não estar na relação final dos convocados.

Adílio nunca foi a uma Copa do Mundo, que pena!
Para Adílio, para a Copa e para o futebol.
Na época não entendi e hoje muito menos.

Alguém pode me explicar?

Um forte abraço
Serginho5Bocas



DICA LITERÁRIA DO 5BOCAS

A PERFEIÇÃO NÃO EXISTE - Tostão

Tostão foi com certeza um dos jogadores mais inteligentes que vi jogar (tá valendo vídeo tape, ok?), e já faz algum tempo que também vem dando show na arte de escrever sobre futebol.

Quem gosta de leituras desta natureza, não pode deixar de ler essa pintura do mineirinho, que tinha 3 ou mais olhos, pois enxergava espaços no campo que mais ninguém via.

Segue uma palhinha do que vão encontrar por lá:

“compreendo as atuais criticas de que a seleção de 70 não era tão maravilhosa, imaginaram um time perfeito.

Não foi perfeito, mas foi uma equipe espetacular e irresistível para aquela época. A perfeição só existe em nossa imaginação.

A seleção de 70 teve um grande defeito: seus jogos são constantemente reprisados pela tv. A imagem destrói a fantasia, que é sempre melhor que a realidade.

Proponho que todas as fitas sejam queimadas para que no futuro permaneça a lenda: “Existiu no futebol um time perfeito, O do Brasil campeão mundial de 70”  

Show de Bola seu Eduardo Gonçalves de Andrade!

Um forte abraço
Serginho5Bocas

CASA DA MÃE JOANA II – S.O.S. MENGÃO

CASA DA MÃE JOANA II – S.O.S. MENGÃO

Hoje li na coluna do Fernando Calazans que José Carlos Brunoro, o ex jogador e técnico de vôlei que fez muito sucesso em clubes e na seleção, hoje especialista em marketing esportivo, já tendo atuado com êxito na gestão da parceria  Palmeiras/Parmalat entre outros, alerta que a marca Flamengo está ficando problemática e pode se deteriorar, são jogadores problema e ações- problema na justiça trabalhista amiúde. A pergunta que não se cala é até quando?

O que parece nítido é totalmente obscuro nas sucessivas diretorias e gestões que passam pela gávea, é uma miopia desconcertante, a dúvida atroz é se é incompetência ou má fé ou quem sabe as duas coisas, mas o que mais intriga é que desde o Zé do buteco da esquina ao Papa no vaticano, todomundo está cansado de saber que desse jeito as coisa não poderiam dar certo, mas na gávea ninguém sabe, nunca sabem.

Não é só o caso Ronaldinho, foi Romário que deixou um passivo milionário no Flamengo, Vasco e Fluminense, foi o Pet, foram vários técnicos, como por exemplo, Junior, Luxemburgo, Joel Santana e teve até mesmo um supervisor que saiu do clube em litígio, botou o clube na justiça, foi indenizado e voltou a trabalhar por lá, só mesmo na casa da mãe Joana isso poderia acontecer, na sua, na minha e na de qualquer um esta figura voltaria a trabalhar?

É impressionante a grandeza deste clube que consegue ser castigado por essas sucessivas agressões e se manter de pé, só mesmo o amor dos seus torcedores e a grandeza que muitos teimam em negar, para resistir a estas aberrações.

Sinto uma imensa vergonha de tudo isso, nós, os torcedores, somos sempre sacaneados, somos o elo mais fraco da corrente e não podemos fazer nada, como podemos ir contra esta engrenagem maligna que se perpetuou no poder? O que fazer diante de tantos escândalos sucessivos protagonizados pelas mesmas pessoas?

O Flamengo é uma pequena amostra do que acontece com a política do nosso País, todo mundo deita e rola e não pega nada pra ninguém.

Precisamos de um basta! O Flamengo precisa ser salvo, S.O.S. MENGÃO!!!!

Um forte abraço
Serginho5Bocas