Batendo Boca com o 5Bocas

segunda-feira, junho 18, 2012

COPA 2014 - OS ARGENTINOS


OS ARGENTINOS

Nos anos quarenta, quem dava as cartas na América do Sul eram os Argentinos, para se ter uma idéia, de 6 campeonatos sul americanos de seleções, eles venceram 4, foram vice em 1 e não participaram em 1949 quando o Brasil sagrou-se campeão.

Eram muito fortes e ganhavam do Brasil com uma facilidade enorme, e olha que do lado de cá tínhamos grandes jogadores também. Enquanto os hermanos tinham La Bruna, Lostau, Moreno, Pedernera e Munhoz e por pouco tempo Di Stefano, nós brasileiros tínhamos Zizinho, Ademir, Jair da Rosa Pinto, Heleno de Freitas e Tesourinha e até Leônidas.

Talvez tenha sido a fase mais pujante da Argentina, pena (para eles) que não houve copa do mundo. Em 1950 eles nos boicotaram em represália a FIFA nos ter escolhido para sediar a Copa em detrimento deles.

Quando finalmente eles decidiram voltar a disputar a Copa do Mundo, já não eram os mesmos e fizeram papéis figurativos nas Copas seguidamente até sediarem a Copa de 1978.

Naquela Copa eles perderam jogo na primeira fase para os italianos, se retrancaram para arrancar um empate sem gols contra nós na segunda fase e ainda nesta fase fizeram parte de um dos capítulos mais lamentáveis da história do futebol, impondo uma goleada histórica de 6x0 contra o excelente selecionado peruano. Foram para a final e venceram na prorrogação os Holandeses, contando com a sorte de ter levado uma bola na trave aos 45 do segundo tempo em chute de Resembrink, quando o placar era de 1x1.

Depois fizeram outra das suas na Copa de 1986 com direito a gol de mão de Maradona contra os ingleses, ratificando a minha opinião de que eles só vencem quando utilizam métodos de caráter duvidoso pra não dizer ilícito. Depois Maradona em estado de graça fez miséria e levou os Argentinos ao seu segundo título com um time mediano.

Em 1990 se classificaram na primeira fase aos trancos e barrancos, como melhor terceiro colocado de toda a fase de grupos, numa espécie de repescagem, após perderem para os camaroneses e de ter um pênalti contra, ignorado pelo arbitro quando Maradona meteu a mão na bola dentro de sua área contra a URSS.

Com o goleiro Goicochea operando milagres na defesa de pênaltis nos jogos mata-mata, salvando inclusive Maradona que perdeu sua cobrança contra a Iugoslávia, eles chegaram a final e perderam para a Alemanha num jogo medíocre, que aliás, representou muito bem o que foi aquela Copa como um todo.

Hoje os Argentinos são um rascunho, uma xerox mal tirada do que eles foram na década de 40. A mim nunca enganaram, passei minha adolescência vendo o Brasil ganhar da Argentina constantemente e desde 1993 eles não ganham nada em nível mundial.

Acho que nossos “hermanos” jogam bem menos do que pensam jogar e quando não há um jeito ilícito de vencer eles travam. Por incrível que pareça, falta aquilo roxo na hora “h”.

Quando tem que jogar na bola com arbitragem decente eles ficam sem saber o que fazer, apreciam campos pequenos com alambrados bem próximo ao campo para poder intimidar o adversário, juízes que toleram cera e encenações, que invertem faltas e fingem não ver as maiores barbaridades que eles cometem, principalmente na Libertadores.

Na próxima Copa do Mundo aqui no Brasil, não levo fé nenhuma neles, nem Messi é capaz de libertá-los, de fazê-los jogar bola e ganhar a Copa. Por hora eles vão liderando as eliminatórias junto dos Uruguaios, e vão enganando os jornalistas brasileiros e alguns mundiais com aquela historia velha do “toque e me voy”.....FALA SÉRIO!  


Um forte abraço
Serginho5Bocas