Batendo Boca com o 5Bocas

terça-feira, setembro 25, 2012


HÁ UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL – Eleições no Flamengo

 
Li numa revista de grande circulação que alguns grandes empresários brasileiros e flamenguistas estão se preparando para disputar nas próximas eleições do Flamengo a presidência do clube.

Fiquei bastante empolgado com a notícia porque não me pareceu “fogo de palha” ou aquelas já famosas matérias pagas, é coisa séria.

O grupo tem encabeçando a chapa o economista e ex-BNDES Wallim Vasconcelos, como vice Rodolfo Landim que é ex diretor da PETROBRAS e do grupo EBX, além deles no grupo tem gente do cacife de Luiz Eduardo Batista, presidente da SKY, Carlos Langoni, diretor da FGV entre outros.   

São todos pesos-pesados que pretendem implantar um modelo de gestão com executivos bem remunerados e que tenham metas a cumprir, como ocorre em qualquer empresa, seguindo a cartilha implantada em ninguém menos que o Barcelona.

O primeiro grande problema que enfrentarão é que o Flamengo apesar de ter estatisticamente aproximadamente 30 milhões de apaixonados torcedores, só tem registrado 10.000 sócios e apenas 6.000 aptos a votar.

Para se ter uma idéia, no último pleito vencido por Patrícia Amorim, menos de 2400 eleitores compareceram. O desafio é convencer esta gente a acreditar na nova proposta e comparecer no dia da eleição.

A esta altura a gávea já deve estar em ebulição, pois uma mudança deste porte iria de encontro aos objetivos de muitas partes interessadas. Velhos lobos, ratos e urubus que cercam e protegem como podem a galinha dos ovos de ouro, gente que se fez e se faz as custas da instituição e que já temem pela perda de poder, de “status quo” e de dinheiro principalmente já devem estar tremendo na base e preparando uma resposta rápida.

Estamos falando de um negócio de 1 bilhão de reais nos próximos seis anos, somando todas as receitas previstas com futebol, considerando o estágio do Flamengo atual, ou seja, estes números podem incrementar de forma exponencial. Se a credibilidade e a qualidade da instituição crescer com a nova gestão profissional, não é possível mensurar até aonde o clube pode chegar em termos de faturamento.

Só de TV aberta já garantiu cota de 100 milhões anual para a transmissão do brasileirão nos próximos 3 anos e depois subirá para 160 milhões/ano, fora payperview, propaganda nas camisas e material esportivo que formam o tripé das receitas firmes.

O Flamengo necessita urgentemente de um salto de qualidade para sair deste estado de coma em que se encontra. Tenta promover uma falsa imagem de clube grande, mas só o nome da instituição e a paixão da torcida confirmam esta grandeza hoje em dia. Vive as turras com a justiça, penhorando rendas e cotas de publicidade que ainda nem recebeu e fazendo da gávea um grande balcão de negócios de gosto duvidoso inclusive sucateando nossas categorias de base.

Já estamos cansados de “mais do mesmo”, precisamos de renovação, de um plano de negócio que nos alavanquem a um patamar do nível dos grandes clubes europeus. E eu não tenho dúvidas que com gente competente comandando o futebol rubro-negro isso não será apenas um sonho, é factível.

Eu e a maioria dos torcedores não precisamos de muito para aparecer e ajudar, se tivermos confiança podemos tudo, hoje nossos adversários respiram aliviados e riem da nossa situação, escondendo lá no fundo o receio que eles tem de nossa ascensão.

Por isso fico aguardando os próximos passos desta nova chapa para apóiá-los onde for necessário e quero que todo rubro-negro de coração reflita se esta pode ou não pode, ser a nossa hora da redenção.

Há uma luz no fim do túnel...

 

Um forte abraço
Serginho5bocas