Batendo Boca com o 5Bocas

sábado, outubro 02, 2004

Da tumba do 5BOCAS V

NÃO DÁ PRA SER REI SOZINHO

Muita gente acha que Pelé só foi rei porque jogou numa época em que o Brasil possuía muitos craques, e ele foi beneficiado por este motivo. "Elementar meu caro Watson", isso não é a reinvenção da roda. Pergunte a qualquer jogador de futebol, se ele prefere jogar com craques ou na companhia de "pernas-de-pau".
Pelé foi beneficiado sim, e soube aproveitar muito bem sua oportunidade, e não deixou passar em vão, a chance de tornar-se o melhor. Antes de Pelé tivemos Leônidas da Silva e Zizinho, e nem por isso fomos campeões mundiais. Será que eles não estavam em boa companhia ? Acho que estavam em ótima. Prefiro ficar com a idéia, de que não souberam aproveitar a oportunidade que tiveram, por inúmeros motivos, que cada um escolha os seus.
Depois de Pelé tivemos a fantástica seleção de 1982, com craques do quilate de Zico, Falcão, Sócrates, Cerezo, Junior e Leandro, e também não conseguimos vencer. Qual a explicação ? Será que o futebol é tão simples de explicar ? Será que é tão lógico ? Ou será que a Itália possuía um elenco superior ao do Brasil ? Só sei que muitos jogadores que estiveram com Pelé na copa de 1970, continuaram suas carreiras sem vencer copa do mundo depois, casos de Rivelino, Clodoaldo, Carlos Alberto, etc.. E muitos que formaram o grande time do Santos, não tiveram o mesmo êxito profissional individualmente. E digo mais, nem mesmo Garrincha, que muitos dizem que carregou Pelé nas costas, não foi tão bem sucedido quando se tratava do "glorioso" Botafogo.
Outra questão relevante é que verificamos o fenômeno da má companhia influenciar a carreira de muitos outros jogadores, como por exemplo: George Best da irlanda, Weah da Libéria são dois grandes exemplos do futebol. Apesar de jogarem muito bem, nunca conseguiram "carregar" suas respectivas seleções nas costas nas eliminatórias e jogar uma copa do mundo. Esta questão da má companhia podemos verificar em outros esportes. Onde Oscar poderia ter chegado, se tivesse nascido nos Estados Unidos ? Pois ele, atingiu números impressionantes individualmente, mesmo jogando pelo Brasil, já pensou esse cara na equipe do tio sam ? Seguindo ainda esta linha de raciocínio, alguém acredita que Michael Jordan seria o maior astro das quadras de basquete se tivesse nascido no Suriname por exemplo ? Ele nasceu com um talento extraordinário, na terra do basquete e soube aproveitar as oportunidades que a vida foi lhe oferecendo, mas também teve ótima companhia ao seu lado, ou não ?
Tudo isso para esclarecer que sou totalmente contra este papo de que fulano (Garrincha, Maradona ou Romário) ganhou a copa sozinho. Essa é uma das maiores bobagens que se tornou verdade definitiva no meio esportivo. Se é verdade, como é possível num esporte coletivo, onde o campo é ocupado por onze atletas de cada lado, um, somente um, poder ganhar o jogo sozinho. Essa é a maior estupidez que se pode dizer no futebol. Porque também só fizeram isso uma vez, se são tão senhores assim ? Porque não entram em campo sozinhos também ? Não que eu acredite que um craque não faça diferença, faz e muita ! Mas acho inclusive, que os maiores esquadrões que o futebol já proporcionou primavam pela coletividade, pela conjunção de vários jogadores de alto nível técnico, e por isso Pelé foi rei. Porque ele teve a felicidade de conviver com ótimos jogadores, e foi superior a todos de sua época sem exceção,e mais, venceu tudo e muitas vezes, para não deixar dúvidas de quem era o melhor. Talvez o maior aproveitador de oportunidades que o futebol pode lhe proporcionar, mas que nunca ganhou nada sozinho. E mais, se tinha tanta gente igual ou melhor do que ele, porque ninguém se comparou a ele em números ? Deixo a dúvida de vocês, com vocês, pois pra mim, não há dúvidas !