Batendo Boca com o 5Bocas

domingo, setembro 16, 2012

SELEÇÃO BRASILEIRA 2012


SELEÇÃO BRASILEIRA 2012


Tenho feito um esforço enorme para não deixar que o passado tome conta do presente, principalmente no que diz respeito a futebol. Seleção brasileira então, nem gosto de escrever porque atualmente só sai coisa ruim.

Estamos há pouco menos de dois anos da Copa do Mundo e não temos um time na cabeça do torcedor, talvez uns 3 ou 4 jogadores chamem nossa atenção, mas fiquem tranqüilos, não estamos sozinhos, nem nós nem o Mano Menezes sabe quem jogará a próxima partida, é de dar dó. 

A banalização e desmoralização da seleção brasileira não é obra do acaso, foi conquistada, não caiu no colo, foi atingida com muito suor e trabalho, coisa de quem sabe, o que não fazer.

Lembro que num passado nem tão distante, dia de jogo era importantíssimo, não perdia por nada, comentávamos a semana toda e no dia, havia uma enorme ansiedade, uma mistura de curiosidade com certeza de coisa boa.

O Brasil nesses últimos 30 anos mudou bastante e a qualidade do nosso futebol não fez por menos, acompanhou de pertinho a involução dos dirigentes, que é inversamente proporcional a riqueza conquistada por eles.

O marco zero desta mudança foi com certeza a derrota na copa de 1982 para a Itália. A partir daquele jogo, nosso futebol sofreu mudanças severas – pra pior – e as conseqüências só poderiam ser observadas no longo prazo.

Engraçado é que até o Telê Santana se entregou as (falsas) evidências, pois já na copa seguinte, em 1986, ele escalou um meio de campo com volantes pegadores (Alemão e Elzo) e perdeu de novo. Demonstrando que certas máximas em futebol não são comprovadas no campo.

Dali pra frente foi um festival de sandices e o nosso ápice foi a conquista da Copa do Mundo de 1994. Ali, apesar de termos Taffarel, Jorginho, Aldair, Bebeto e principalmente Romário, o esquema de jogo foi feio e covarde. Para se ter uma idéia, marcamos raros 11 gols em 7 jogos e  foi a única copa decidida nos pênaltis num cansativo 0x0. Acho que se houvessem tempos extras até sair o primeiro gol, ainda estaríamos assistindo aquele jogo até hoje.

Atualmente a coisa está bem pior. Mano Menezes está perdido e acuado. Chega a dar pena vê-lo tentando salvar seu emprego até a Copa de 2014. Mostra a lista antes dos jogos para seus superiores, não sabe absolutamente o que fazer nos treinos e nas partidas e ainda convoca gente de gosto altamente duvidoso para atender várias partes interessadas.

Acho que a seleção do Brasil tem salvação, que ainda tem brasileiro bom de bola jogando por ai, mas não entendo porque não podemos experimentá-los juntos. O que custa escalar um meio de campo com volantes bons de bola?

Posso estar enganado, mas acredito que até o torcedor mais ingênuo está de saco cheio. Que tal escalar um time mais alegre e mais leve? Tenho certeza que o povão iria abraçar a seleção.

No futebol, como na vida, muitas previsões alarmantes e catastróficas não se materializam, então pode ser que ano que vem, na copa das confederações, o Brasil nos surpreenda e até vença os melhores do mundo, quem sabe até na copa de 2014 nossos jogadores se agigantem, se superem e vençam as partidas levantando o caneco pela sexta vez. É, pode até ser, mas que tá flórida assistir essas peladas ridículas, ah isso está.

Deixo uma sugestão de equipe pro Mano:

Julio Cesar, Maicon, David Luis, Thiago Silva, Marcelo;

Paulinho, Ramirez, Hernane, Oscar;

Neymar, Hulk

Queria ver o Kaka voltando e um banco de reservas com o Jefferson, Daniel Alvez, Dede, Fred, Ganso, Lucas, Ronaldinho Gaucho e se parar de beber o Adriano (que aliás só operando um milagre ele voltaria a jogar) que seria titular absoluto nesta savana atual...


Um abraço ao BRUNO amigo do meu grande amigo JÁJÁ de Realengo.

Um forte abraço

Serginho5bocas