Batendo Boca com o 5Bocas

sexta-feira, maio 24, 2013







BOLA NA TRAVE NÃO ALTERA O PLACAR

 
 

A música do grupo mineiro Skank, tema desta crônica, é uma mensagem pra lá de óbvia, mas que esconde muito mais coisas e emoções do que podemos imaginar.

A maldita (às vezes bendita) bola na trave, dependendo para que lado você está torcendo,  é muitas vezes mais emocionante do que um gol.

Bola na trave é aquele chute que a seu favor você dá um grande suspiro, quase vibra com aquele quase gol e xinga com todas as suas forças após o urro característico, um grande palavrão desestressante, que faz um bem da pôrra, é quase um foda-se. Mas quando é contra seu time, você fica bem quietinho, torcendo para aquele sofrimento acabar logo e a bola ir pra bem longe, deus me livre!.

Existem algumas bolas na trave que entraram para a história. O atacante Resembrink da Holanda, chutou uma no poste aos 44 do segundo tempo da final da Copa de 1978 na Argentina quando o placar estava 1x1.

Talvez tenha sido melhor assim, pois vencer naquele dia, sob o bigode do general Videla daquela ditadura terrível, provavelmente não acabaria bem, é certo que  iria dar problema. Ótima solução do destino, pois na prorrogação a Argentina foi lá e fez mais 2 gols e entre mortos e feridos, salvaram-se todos.

Já em 1989, durante a Copa America no Brasil, Maradona da Argentina bateu na bola do meio de campo, após ver o goleiro adiantado e quase marca um golaço que entraria para a historia, ela (a bola) caprichosamente bateu na trave, uma pena! Pelé teria assinado embaixo. 

Bola na trave já deu até polêmica na TV e na Net, ou seria uma daquelas campanhas virulentas que a Nike costumava fazer? Só sei que Ronaldinho gaucho acertou a trave umas 3 ou 4 vezes sem deixar a bola cair no chão. Montagem ou não, foi uma jogada (de marketing também) espetacular.

Bola na trave é pura emoção, pois quando a redonda explode no travessão desfaz-se o fio de esperança da vitória ou representa a salvação da lavoura, tudo vai depender de que lado da arquibancada você está sentado, trave é poesia.

Uma coisa é certa, bola na trave faz parte da festa do futebol e gera muita polêmica e emoção.
 

Um forte abraço
Serginho5Bocas
Sergio5bocas@gmail.com