Batendo Boca com o 5Bocas

domingo, agosto 01, 2004

Causos das Copas



1982 – Copa da Espanha

O Brasil havia vencido a Argentina por 3x1 e tinha feito uma excelente exibição. Apesar do jogo duríssimo, Falcão fez uma de suas mais belas atuações, e talvez a melhor de sua carreira, "comeu a bola" literalmente.

Tarde linda em Sevilha, um dia depois da vitória, os jogadores brasileiros na beira do gramado depois do treino, alguém se aproxima de Zico e fala com conhecimento de causa:
Como anda jogando o Paulo Roberto, heim ?

Zico concorda com um sorriso e aprova balançando a cabeça.

Era Krol, um dos melhores jogadores daquela seleção mágica da Holanda de 1974, o carrosel holândes ou a laranja mecânica, que surpreendeu o mundo da época.

Papo de craque, de quem entende.

Depois disso o Brasil perdeu para a Itália, mas Falcão teve outra daquelas atuações e foi premiado com a bola de prata da FIFA como o segundo melhor jogador da copa, apesar de ter jogado somente 5 partidas.

1998 – Copa da França

Sala de imprensa depois da derrota do Brasil para a Noruega por 2x1 na primeira fase. Reunidos os dois técnicos, Zagallo pelo Brasil e Olsen Egil Roger pela Noruega.

Em nenhum momento o velho lobo demonstrava humildade para aceitar a derrota para os noruegueses, mesmo já tendo perdido antes num amistoso em Oslo, criava as melhores justificativas para explicar mais um fracasso. Naquele encontro a desculpa foi que as dimensões do campo eram pequenas e nos prejudicaram. Desta vez não tinha o que contestar.

Já cheio das bravatas de Zagallo, e bastante irritado, Olsen em tom de ironia lança o desafio:
- Te dou a Noruega para treinar e você me dá o Brasil, garanto que não perco nenhuma !

Pano rápido e fim da entrevista.