Batendo Boca com o 5Bocas

sábado, setembro 22, 2012


SÉRIE GRANDES JOGOS – SELEÇÃO DO BRASIL


Hoje vou começar a contar a historia de grandes jogos que eu assisti da seleção do Brasil.

São jogos, digo jogaços sensacionais, eletrizantes e com exceção de 1 amistoso, o restante é de  competições que o Brasil participou e sempre com uma história interessante de um ou mais grandes personagens para abrilhantar o enredo. Sente no sofá ou na poltrona, aumente a tela e curta:
 

CURTAM OS 3 PRIMEIROS JOGOS

 

BRASIL 1x0 ALEMANHA

1982

Esta partida foi no Maracanã ás vésperas da Copa do Mundo de 1982. O grande tempero do jogo, é que Telê ainda não havia definido todo o grupo que levaria para a Copa (pelo menos é o que se pensava na época) e os jogadores que ainda sonhavam com o bilhete premiado disputaram a partida como se fosse o jogo de suas vidas.

Foi um jogaço eletrizante, com vitória brasileira por 1x0 num golaço de Junior num passe primoroso de Adílio, uma tabelinha sem deixar a bola cair até ela estufar as redes de Schumacher. Nesta partida Adílio, Mario Sergio, Junior, Zico e Careca jogaram barbaridade e pena que os 2 primeiros, não convenceram Telê de que mereciam uma vaga.

Vale lembrar que a base desta seleção da Alemanha foi vice-campeã das duas copas subseqüentes (1982 e 1986) e campeã em 1990, tendo como craques, ninguém menos que Rummenninge, Breitner, Matthaus, Littibatski entre outros.


Aqui você vê Adílio dando uma entrevista sobre a surpreendente convocação:
http://www.youtube.com/watch?v=CCjULn81Wp0


Neste vídeo você entende porque Valdir Perez garantiu sua vaga:
http://www.youtube.com/watch?v=XF6EU8vBmkA&feature=related
 
 

BRASIL 2x0 URSS

1982

Foi o jogo de estréia do Brasil na Copa de 1982. Jogo tenso por se tratar de um embate entre duas grandes escolas e porque uma vitória praticamente garantiria a primeira colocação no grupo.

Era pra ser bem tranqüilo, tendo em vista as inúmeras chances que o Brasil perdeu no primeiro tempo, principalmente com o Serginho, e ai depois do “frango” que o Valdir Perez engoliu num chute defensável de Ball, a coisa ficou dramática.

No segundo tempo, melhoramos muito com a entrada de Paulo Isidoro no lugar de Dirceu, que aliás, não sei o que estava fazendo naquele lugar. O Brasil foi crescendo, criando oportunidade e desperdiçando ataques com bolas cruzadas que eram facilmente anuladas pelas saídas de Dassaev.

O que a U.R.S.S. não sabia era que tínhamos Sócrates em grande fase – sem fumar há 6 meses – e o canhão de Edér que surpreendeu-os e até mesmo a nós, porque naquele dia muita gente passou mal.

Teve aquela história do pênalti do Luisinho no shengelia que junto de Blokhin deram um trabalho da pôrra, mas isso é papo para outra crônica, pois se contar a posse de bola e os chutes em gol e até brincadeira dizer que não foi merecida a vitória.

Jogo pra história, pra passar na escola na hora do recreio, e só pode assistir quem não matar a aula e prestar atenção na tia, valeu?
 

  

BRASIL 3x1 ARGENTINA
1982
Não se engane pois não foi essa  “teta” que o placar pode indicar, foi um jogaço de duas equipes fantásticas, definido em lances isolados pela qualidade brasileira que naquele dia fez os gols na hora certa.

 
Um primor a atuação de Falcão, de Cerezo e Zico pelo Brasil e de Ardilles e Maradona (até ser expulos) pela Argentina, os caras jogaram o fino. Zico fez 1, deu passe para outro e iniciou a jogada do terceiro, além de conduzir inúmeras oportunidades com seu passe de primeira e sua noção de coletividade, mas ninguém foi melhor do que Falcão em campo.

 
O motorádio, a suíte Champion e a noite com a Cremilda na Vila Mimosa foi para o Paulo Roberto pelo conjunto da obra. O camisa 15 naquele dia deu uma aula de jogar bola a qualquer volante que pretende ser jogador. O vídeo dele deveria ser matéria obrigatória para quem pensa em futebol moderno. Não há nada mais antigo e mais moderno do que o que ele fez naquela partida:

 
Dê uma espiada na exibição de Falcão para os volantes atuais, técnica, raça e classe:

 
Esse jogo foi o apogeu de uma equipe que o mundo chancelou como uma das maiores contribuições já fornecidas à nobreza do futebol arte:


 
ESCOLA DE FUTEBOL ARTE É AQUI, VALEU GAROTINHO?

 
Um forte abraço
Serginho5bocas

 


CURTAS I e II

  

É O PEP, É O PEP, É O PEP...

Pessoal, vendo essa carência tristonha, esse deserto de talentos e essa mesmice de raciocínio que temos nos postulantes ao cargo de técnico da seleção brasileira, quero dar minha humilde colaboração, indicando ninguém menos do que o ex-técnico do Barcelona para treinar o Brasil. É isso mesmo, o cara é o Pep Guardiola.

Porque não? Será que ia dar samba? Bem, pelo menos é uma proposta diferente do que a gente está de saco cheio de ver. É fazer 1x0 e tirar um atacante e colocar um volante, ou tomar o gol faltando 10 minutos para acabar e colocar mais um ou mais dois atacantes.

Pep é um cara pra lá de corajoso e inteligente. Grana para paga-lo não seria problema, pois esses professores que atuam por aqui, ganham muito mais do que deveriam e muito menos do que acham que merecem.

Acho que até eu que não manjo porcaria nenhuma, sei fazer esse feijãozinho com arroz sem sal que esses grandes mestres fazem.

Por isso, voto em PEP já...

Fala sério garotinho!

===============================================================
 

E AI NEYMAR, VAMU JOGAR BOLA?


Cara, acho esse moleque o supra sumo do futebol brasileiro na atualidade. Grandes merdas, 95% também acham, né mané?

O que eu quero dizer de diferente é que às vezes somos muito impacientes com ele, pois na idade desse cara, o Zico nem na seleção estava, muito menos já era campeão da libertadores fazendo gol na final, tri-campeão paulista comandando a equipe e campeão da Copa do Brasil desequilibrando num time que só dava show e fazia muitos gols. O garoto é promessa das boas.

Torço para chegar logo o momento de afirmação, da maturidade, de se sentir o senhor do jogo, porque este momento está pintando. Lembram do Messi? Na idade do Neymar, ele ainda não era essa “coca-cola toda” que vemos agora, mas valeu a pena esperar.

Por isso faço meu apelo pro reizinho da vila mais famosa do Brasil. Neymar! Vamu jogar bola?

Tô na sua torcida e queria muito te ver levantando o caneco na copa de 2014, será que vai dar praia, muleke?
 

Um forte abraço

Serginho5Bocas