Batendo Boca com o 5Bocas

sábado, junho 09, 2012

BRASIL X ARGENTINA II – O PÓS JOGO


BRASIL X ARGENTINA II – O PÓS JOGO

O maior clássico das Américas foi um belo jogo. Não chegou a ser o jogão que o Galvão Bueno tentou nos fazer acreditar, mas foi uma partida agradável de se ver, como bem definiu o Casagrande, deu para se divertir assistindo.

Só não achei que foi um jogão porque os ataques levaram uma vantagem enorme contra as defesas, os Argentinos então, deitaram e rolaram na zaga brasileira. E o goleiro argentino deu “doce” legal no terceiro gol do Brasil. Então, no meu ponto de vista, os ataques não foram infernais, mas sim as defesas é que foram diabólicas e que deixaram passar pelas suas metas um punhado de gols.

Messi deu as cartas e venceu o duelo contra Neymar. Messi estava mais solto do que o Moicano. A defesa brasileira jogava em linha e os volantes cabeçudos davam todo o espaço que o pequenino gênio argentino precisava para brilhar. Isso ficou evidente nos 3 gols que ele marcou. O cara estava em casa, soltinho.

Messi ganhou na velocidade e com facilidade da defesa em linha do Brasil. A cobertura era nula e ai fica difícil segurar o gênio. Não é qualquer um que faz 3 gols no Brasil, mas Messi está acima do restante, inclusive de Neymar.

Neymar não fez a partida que gostaríamos de ver, mas ainda assim, deu passes para 2 gols e perdeu um gol feito, após driblar o goleiro. Gol que não costuma perder em jogos aqui no Brasil e que fez falta. Acho que nosso menino ainda fica meio espantado e até deslumbrado quando vê ao vivo a fera Argentina do outro lado do campo. Acho bom Neymar se acostumar com isso e jogar mais bola, que ele tem muito mais do que isso para apresentar e se realmente pretende chegar longe no futebol, vai precisar mostrar mais.

Tenho muita fé em Neymar. Acho que para seus 20 anos, ele tem uma cabeça muito boa e está crescendo gradativamente. Mas ele precisa dar o seu salto, fazer aquela grande apresentação que irá alçá-lo ao andar de cima, lá onde só freqüentam os grandes craques. E bola o moicano tem de sobra. Quem sabe os Jogos Olímpicos não será o grande palco do artista? Vale conferir.

 Um forte abraço
Serginho5bocas 

BRASIL X ARGENTINA

BRASIL X ARGENTINA

O maior clássico das Américas quem sabe até do Mundo, essas duas seleções são rivais há muitos anos e a rivalidade só aumenta.

Daqui a alguns minutos estarão em campo novamente, desta vez numa condição diferente, a Argentina de Messi,  completa e em ritmo de eliminatória, comendo a bola e com o pequeno craque louco para provar que também é Messi na seleção enfrentando o Brasil de Neymar, uma seleção jovem, a base olímpica para Londres. Contudo, não se engane e nem pense que é o jogo é uma barbada e que o Brasil é fraco e que já se conformou com a derrota, muito pelo contrário, este é o jogo.

Quem não quer vencer um clássico deste naipe? Não vejo um favorito destoando neste encontro, talvez os Argentinos já estejam um passo a frente, mas isso não quer dizer absolutamente nada, clássico é clássico e essas diferenças quase sempre se anulam.
  
Acho que o Brasil tem muitas dificuldades na defesa e em todo o lado direito e se o Thiago Silva não jogar, a coisa ficará mais complicada ainda.

O Brasil está tentando aprender a marcar por pressão, mas ainda peca neste quesito, pois só os homens de frente fazem isso, deixando um vão enorme entre a defesa e o ataque, fica descompactado e conseqüentemente desprotegido, quando a defesa adversária sai jogando e consegue passar pela linha de atacantes, fica muito frágil. O Brasil deveria compactar mais os setores e apertar de verdade, não a meia bomba como tem feito.

No lado direito deveria aproveitar melhor o Huck ou o Lucas, mas é preciso que o lateral seja melhorzinho, que participe mais, assim como o volante que cai pela direita, ele deveria dar opção de triangulação com os jogadores desta ala.

O caminho é longo e temos material humano. Temos bons atacantes que só precisam jogar mais coletivamente, principalmente quando estiverem encontrando dificuldades de entrar na defesa adversária. Não pode é ficar todo mundo tentando resolver sozinho, essa é a hora de tabelar de jogar inteligentemente e sair da retranca com passes rápidos e deslocamentos.

Não sei muito sobre a Argentina atual de técnico novo, mas acredito que esteja melhor do que a da Copa, só de não ter Maradona como técnico já é um avanço considerável. Jogadores talentosos eles sempre tem, o que não costumam ter é conjunto, sempre jogam muito individualmente, pensam que jogam muito, mais do que realmente jogam e esta é a fraqueza deles.

Tenho mais medo quando eles estão mortinhos e “fedendo a peixe”, quando esses caras estão assim, fico mais tranqüilo.

Hoje, se derem atenção especial ao Messi e jogarem com rapidez e inteligência, teremos grandes chances de vencê-los.

Não sei não, mas acho que ás 16h de hoje, vai dar praia...Vamu vê daqui a pouco.

Um forte abraço
Serginho5bocas