Batendo Boca com o 5Bocas

segunda-feira, julho 06, 2015

DUNGA
6 de julho 2015

Dunga é o meu personagem da vez. Vou falar do técnico e do jogador, um cara autêntico e bem diferente do boleiro padrão. Mas vou logo avisando, discordo de um monte de ideias do homem atual.

Dunga foi cria de uma escola formadora de ótimos meio campistas, a escola do internacional de porto alegre. Ele veio talvez da última fornada de bons meio campistas do colorado.

Sim, o Dunga era um excelente jogador, cobiçado por muitos clubes e bebeu da agua que um dia beberam Paulo Cesar (Carpegiani), Batista, Jair e ninguém menos do que Paulo Roberto, sim, Falcão. Só podia dar em coisa boa.

Dunga foi o volante da seleção brasileira campeã do mundo de juniores em 1983, formando o meio de campo com Geovani e Gilmar popoca e municiando um ataque de responsa com Mauricinho, Marinho rã (às vezes Bebeto) e Paulinho.

Depois passou pelo Corinthians, fez muito sucesso no Vasco e dai foi um pulo para a Europa, onde também foi bem sucedido. Sua carreira foi marcada por muitos títulos em clubes e seleção, mas também por polêmicas e muitas farpas trocadas com a imprensa e com ex jogadores de outras seleções.

Dunga ficou marcado pela derrota na copa de 90, quando depositaram toda a carga de uma derrota apenas nele, como se fosse possível num esporte coletivo, onde atuam 11 jogadores, culpar apenas um jogador pelo fracasso de todo um grupo.

Quando ele, como capitão, ajudou a vencer a copa de 1994, foi mais do que uma resposta aos críticos, Dunga não se contentou apenas com a medalha e as glórias que o acompanharão para o resto da vida, ele na verdade xingou seus detratores em cadeia de tv mundial e aquela conquista ficou marcada por uma historia mal resolvida.

Até hoje não sei quem falou, mas alguém teve a infeliz ideia de fazer comparações entre a seleção de 1982 (que perdeu) e a de 1994 (que ganhou), mas com o intuito de diminuir o valor da conquista do tetra.

Ser campeão do mundo não é pra qualquer um, nunca pelos fracos. Você tem que passar por sete jogos sob uma pressão psicológica enorme e ter muita força mental e é claro decidir jogos.

Dunga por muito tempo foi um cara visto como vencedor, hoje acho que é mais conhecido como um chato, um cara que parece ter um complexo de inferioridade tão latente, que toda entrevista que ele concede é um saco ficar ouvindo suas lições de moral.

Dunga me parece muito revoltado, aquele cara que não se conforma por ter vencido a copa do mundo e ver que as pessoas falam mais dos que perderam do que dele que venceu, como pode uma coisa dessas?

Dunga se diz um vencedor, mas esquece de quantas ele também já perdeu e precisa ser lembrado urgentemente que chegou a seleção pelo seu “networking” ou pela sua panelinha na linguagem mais popular.

Como pode o cara virar técnico da seleção sem ter ganho nada como técnico de clube? Pior, perder a copa do mundo e voltar para treinar a mesma seleção, novamente sem vencer nada por clubes ou outras seleções, numa futura Copa do mundo.

Ora bolas! Dunga, você deveria ficar quieto e não apedrejar a vidraça dos outros, pois a sua vidraça é muito grande e frágil.

Rapaz, esquece os caras de 1982, você deveria curtir a sua glória, ninguém aguenta mais a sua ladainha e seu jeito rabugento, dono da verdade e senhor dos gramados. Alguém precisa te dizer (pra ontem) que você é muito menos do que tenta fazer a gente acreditar que realmente é...


Um forte abraço do
Serginho 5Bocas