Batendo Boca com o 5Bocas

sexta-feira, julho 03, 2015


MESSI NÃO JOGA NADA...
3 de julho 2015


Já faz algum tempo que tenho ouvido muita gente boa dizendo que o Messi não joga nada na seleção da argentina, nem perto da bola que ele gasta no timaço do Barcelona.

Talvez tenham até alguma ponta de razão, mas não dá para generalizar, principalmente quando a análise é meio “shiita”, um tanto quanto fanática, apaixonada, meio sem noção, pois há nesta comparação uma série de variáveis a considerarmos.

Messi é um extraterrestre e joga muito na seleção também, o problema é que a exigência com gênios como Messi, chega a ser cruel. Ele é o cara que nunca pode tirar nota menor do que 8, esperam dele show todo jogo, novos dribles, novas jogadas e lindos gols, o tempo todo, ninguém aguenta tamanha pressão.

Messi tem a seu favor no Barcelona uma legião de craques mundiais e o tempo de dedicação para os treinamentos que é infinitamente maior do que na seleção, sem contar o entrosamento de anos, inclusive da base de “la masia”.

Na Argentina, apesar de também contar com um elenco estelar não chega aos pés do Barça e o tempo de convivência é bem menor e a toda hora troca-se o técnico. Fica difícil fazer a comparação.

Na última copa do mundo, ele recebeu o troféu de melhor da copa e muita gente virou a cara, não entendo muito bem o porquê. Messi, carregou a Argentina nos ombros nas primeiras partidas, fazendo gols decisivos, nas vitórias magras que foram levando os Hermanos até a final.

Duvido que alguém imaginava a Argentina na final da copa, e digo mais, sem Messi então, nem pensar. Messi foi tornando o sonho possível com seus gols, dribles espetaculares e passes certeiros para gols dos companheiros. Isso sem levar em conta sua presença que com certeza altera a motivação de todos os companheiros.

Messi me parece um pouco sem sorte em copas do mundo, pois na final da copa, ele teve em seus pés a bola do jogo, na perna boa e bateu para fora, tirando tinta do poste, gol imperdível no seu dia-a-dia. Mas não é que os deuses dos estádios resolveram ser justos com o time que jogou melhor, a Alemanha,  logo na hora “h”!

Messi “ziguezaguea” em trajetórias impensáveis para qualquer mortal da bola, suas mudanças de direção são sinuosas, destroem os zagueiros quando parte em velocidade com a bola grudada ao pé. Messi agora é muito mais do que “só isso” ele desenvolveu um jogo mais coletivo, fase natural de transição do amadurecimento, mas não deixou seus fãs órfãos de suas super jogadas que ainda enriquecem seu repertório infindável de soluções criativas em frações de segundos.

Não me leve a mal a copa do mundo, mas se Messi não ganha-la, não fará nenhuma falta ao seu currículo, ele já passou de passagem do tempo em que ainda se analisava se ele era craque. Seu andar é bem mais em cima, é lá no topo, onde ficam os gênios e os deuses da bola.


Um forte abraço do
Serginho 5Bocas.