Batendo Boca com o 5Bocas

domingo, dezembro 16, 2012


CORINTHIANS 1X0 CHELSEA

Campeão Mundial Interclubes
 

Brasileiros e sul americanos adoram contrariar a lógica financeira e arrogante dos europeus donos da bola e da mídia, inclusive boa parte da brasileira, com raras exceções que adoram endeusar o futebol jogado do outro lado do oceano.

Toda vez que ficamos um tempo sem vencer, surgem os visionários que sepultam nosso futebol e o rotulam imediatamente como ultrapassado, como se houvesse tanta evolução nesse esporte, que na verdade é muito maior na parte física do que na técnica ou tática.

O Corinthians hoje fez um favor ao nosso povo, pois mostrou que futebol se ganha no campo e sem medo, trazendo de volta o orgulho de vencer com propriedade. Pois o Chelsea, o bicho papão europeu, perdeu e teve que ficar no campo, com a medalha de prata no peito, vendo a comemoração dos corintianos e para quem não estava nem ai para este título, pareciam bem tristinhos, engraçado né?.   

Tite teve o mérito de entrar em campo sem medo, mantendo sua proposta de jogo, que aliás, lhe rendeu a libertadores. O time marcou forte no campo do adversário, todos se ajudando, anulou a saída de bola, sufocando Lampard e Ramirez e deixando a bola com Cahil, que de bola sabe a mesma coisa que um canguru da Australia, foi pro chuveiro mais cedo, junto com o seu futebolzinho.

Mas vamos deixar de nheim, nheim, nheim e falar do jogo:
 

OS TIMES:

O Corinthians manteve a sua maior virtude, que é a constância, a regularidade. No timão não existe uma grande estrela, são vários jogadores que somam virtudes e se ajudam o tempo inteiro. Paulinho talvez seja a cereja do bolo com seu futebol simples e eficiente de toques inteligentes, Guerrero não é craque, mas tem a virtude de não se esconder, de ir pro jogo e incomodar e melhor ainda, de fazer gol na hora que precisa. Cássio foi o nome do jogo pelas defesas seguras e precisas em momentos cruciais, sem ele não sei se o curingão traria a taça. Danilo com sua experiência cadenciou o jogo e só não marcou porque Sheik foi muito fominha. Por último destaco o baixinho Jorge Henrique que corre o campo todo, incansável ajudando a todos os setores, é o craque invisível.

Quanto ao Chelsea, bem, a zaga é bem fraca, exceto pela qualidade isolada de David Luiz que sobra na turma, o meio de campo foi pífio, pois o Rafa Benitez segurou o Ramirez e barrou o Oscar, quanto ao ataque, é bem fraquinho, acho que o Drogba fez MUUUUUUUITA falta.
 

OS TREINADORES:
Tite deu uma aula em Rafa Benitez. Foi inteligente e corajoso em não mudar a forma de jogar da equipe, mantendo o esquema mesmo tendo se saído mal na partida semifinal contra o Al Halil. Seu time teve mais posse de bola, marcou muito bem e teve sorte e competência nos momentos decisivos.

Rafa Benitez foi medonho. Parece que o Japão não lhe faz bem, pois já havia perdido com o Liverpool contra o São Paulo em 2005. Se tem alguém que ajudou ao Corinthians vencer esta final, foi ele. Segurou Ramirez e barrou Oscar, todo corintiano deve incluir seu nome em suas próximas orações, obrigado Rafa!
 

O JOGO:
Jogo bom com várias chances para os dois times. O Corinthians teve mais volume de jogo e chutou mais, foi mais valente e mereceu a vitória. O Chelsea não esteve tão mal, mas pecou nas finalizações em momentos cruciais da partida. Talvez se tivesse feito o gol logo no inicio, que o Cássio impediu, o jogo poderia ter outro rumo, poderia...O melhor desta historia é que o Chelsea valorizou a vitória corintiana, pois buscou o empate até o último minuto sem apelar. Fiquei feliz de ter visto uma bela partida de futebol com dois times dispostos a jogar bola.
 

LIÇÕES APRENDIDAS:
O Corinthians mostrou a força do futebol brasileiro, mostrou que mesmo exportando uma leva enorme de craques e quase craques para o exterior, continuamos a ter força quando acreditamos na vitória, pois o resto nunca nos faltou. Tai um belo exemplo para a própria seleção brasileira se espelhar.

O Corinthians também deu uma bela resposta dentro de campo aqueles urubus de plantão, aqueles pessimistas “vira-latas” que vivem reverenciando o futebol europeu. Aqueles que dizem que somos atrasados e que não evoluímos, e desta vez, o que vão dizer? Ganhamos do elenco bilionário e estelar, do time que eliminou o Barcelona e o Bayern de Munique, e agora? Se virem!
 

OS PERSONAGENS:
Cássio foi um monstro e isso demonstra que o Chelsea também jogou bola. Paulinho é o condutor da equipe, comanda e faz o time evoluir, que bom que joga na seleção brasileira. Guerrero não tem essa alcunha a toa, lutou, vibrou e marcou o gol histórico. Danilo deu calma e Jorge Henrique deu tudo de si, um nobre carregador de piano. Pelo Chelsea Davi Luiz jogou barbaridade, mas não é mágico para ajudar aquela zaga fraquinha.
 

DETALHES:
Oscar entrou faltando 15 minutos para o jogo terminar e num dos raros momentos em que tocou na bola, saiu um lançamento na cabeça de Fernando Torres que raspou a bola para dentro da rede e só não empatou o jogo, porque estava impedido. Rafa Benitez fez um grande favor ao Corinthians.

A fiel torcida viajou para o outro lado da terra e não se decepcionou, voltou em estado de êxtase, são campeões do mundo com muita propriedade e jogando mais bola, os “mano” tão rindo a toa.

Se o sheik fosse menos fominha e não quisesse a todo custo marcar o gol da vitória, Danilo poderia ter feito pelo menos 2 gols, mas o timão venceu assim mesmo e é isso que importa. Só tive um pouco de medo do Marim lá no pódio, já pensou se ele dá uma recaída e prende outra medalha? Deus me livre desta vergonha!

O Corinthians não jogou o genuíno futebol brasileiro que deixamos de jogar faz tempo, mas foi o melhor exemplo do que se convencionou a chamar de futebol de resultados. Não há nada de pejorativo nesta vitória, muito pelo contrário, fez o que devia e poderia ter feito com os recursos disponíveis, uma aula de eficácia a qualquer administrador. Tite deu aula de gestão, pois soube como poucos, extrair o máximo do mínimo, um belíssimo exemplo a seguir em tempos de vacas magras. Fique de olho Felipão!
 

MENSAGEM FINAL:

O Corinthians deu a sua torcida o que mais ela esperava, agora não resta dúvida nem sofisma, não houve convites, venceram a libertadores e o mundo e os 20 mil loucos que estavam no estádio, podem se orgulhar do legítimo campeão.

Corinthians paulista, PARABÉNS!


Um forte abraço
Serginho5Bocas


PELADA DE VERDADE – Capítulo III

O Garanhão

Jorginho era um mestre na arte do amor, atleta de peladas e das peladas, um grande craque de alcovas. Para qualquer aperto, sempre tinha uma saída, o cara era uma fera. Se o jogo estava difícil, tocava para ele, que ele resolvia, tinha sempre uma jogada criativa.

Só que naquele dia alguma coisa não encaixou. Terça-feira era dia da pelada mais esperada, a falsa pelada. Jorginho que tinha pelada 5 dias da semana, reservava as terças para as peladas “de verdade”, ou seja, para atender àquele “pessoalzinho” que ele fazia questão de manter por fora, fornecendo uma marmita.

O bicho pegou feio no trabalho e atrasou um pouco seus planos, mas nada demais para ele, deu um telefonema pra vitima avisando do imprevisto, saiu do trabalho “vuado”, passou em casa e catou a bolsa que sua “patroa” havia preparado e nem conferiu o material, acelerou...

Erro fatal do gênio, mas ele nem era com ele, domínio total da situação, pegou a cheirosa, vazou para o ninho de amor na avenida Brasil, entrou na suíte de praxe, deu um mergulho na cama e na hidro, e jogou fácil a noite toda.

Lá pelas 11:00 da noite hora de partir, com muito chamego e prorrogação, o garanhão saiu ás 11h30 e só chegou em casa depois da meia noite, sem antes é claro, parar o carro e molhar a roupa do jogo na água suja do meio fio e o tênis chuteira na lama. Pronto! O material está no esquema, partiu na fé!

Chega sorrateiro, entra no sapatinho, abre a geladeira e pega uma garrafa dágua, quando sua mulher lhe surpreende e o aborda com uma pergunta:

- jogou bem?

Aquilo soou estranho, pois dona Maria nunca havia lhe perguntado pôrra nehuma sobre as peladas que jogava, pelo contrário, tinha tanta raiva que nem falava em futebol em casa para não lembrar da concorrente, a bola.

Jorginho ficou intrigado e cabreiro, mas respondeu seco e rápido, como num dois toques:

- Sim, foi boa.

- Fez gol seu puto? Indagou ela, agora com voz alta e amarga.

- Que isso mulher? Tá nervosa? O Quê que te deu? Ele retrucou

- Olha aqui seu canalha, estou bolada contigo a um tempão e agora tive a prova que tem truta nessa pelada. Eu costurei as duas pernas do short, como é que você poderia ter jogado? Dona Maria largou uma sinuca de bico na fera.

- Ah então foi tu né, pensei até que tinha trocado de bolsa, mas a sorte é que hoje foi time contra e não jogamos com nosso material, foi o uniforme completo da equipe. Jorginho respondeu rápido e sem deixar a bola cair no chão.

- Ai, vou te falar uma coisa, isso é sacanagem, onde já se viu, desconfiar de mim, tava até pensando em te chamar pra ir pra arraial do cabo sábado, pegar uma pousadinha e coisa e tal, mas com essa agora fica difícil. Jorginho virou o jogo.

Dona Maria ficou pensativa e na dúvida achou melhor não arriscar, pegou o Don Juan pelo braço, pediu desculpas, foi beijando a nuca do menino travesso e foi tirando a roupa dela e dele...

O craque teve que jogar mais uma com prorrogação e pênaltis, mas nada que o nosso ídolo não tire de letra...


Quarta-feira, vida que segue!
 

Um forte abraço

Serginho5Bocas