Batendo Boca com o 5Bocas

sexta-feira, julho 11, 2014


COPA 2014 – Faltou falar
11 de julho de 2014
 
A mediocridade apresentada
Sabe aquele negócio do cozinheiro ter bons ingredientes (alto lá, não disse ótimos) e na tem mínima idéia das quantidades que deve misturar, em qual temperatura deve ser colocado no forno e em que ponto deve ser retirado da panela? Foi exatamente desta forma que que percebi a postura de Felipão durante a copa do mundo.
 
Treinos secretos para esconder o quê? Esse tipo de jogada (de marketing) só serve para dar a (falsa) impressão que temos jogadas ensaiadas, que introduziremos uma nova forma de posicionamento entre outras ações que poderiam realmente ser camufladas e virar um trunfo, uma surpresa, mas é tudo teatro e dos mais chinfrins, o jogo é feio mesmo e o melhor, pensando bem, é esconder meu camarada!
 
Suor amíude
Todo jogo foi suado: Croácia, México, Chile e Colômbia, exceto a partida contra Camarões, foi um tal de passar mal do coração como nunca se viu.  O Brasil vive já há algum tempo, endeusando o medíocre para se proteger. Esses caras enaltecem o fraco adversário para justificar uma possível derrota, mas ninguém cai mais nessa, o jogo não é duro porque os caras são fortes, nós é que estamos parados no tempo.
 
Para se ter uma idéia, veja uma partida á tarde da Liga Européia e depois a noite assista a um jogo do Campeonato brasileiro, a diferença de velocidade entre as duas partidas é estarrecedora, sem contar a qualidade dos jogadores, mas ai eu dou um desconto em função dos orçamentos.
 
A postura bestial
Foi lamentável ver nosso treinador na beira do campo, observando petrificado, as bolas alemães entrando em nosso gol sem fazer nada que não fosse balançar a cabeça em tom de reprovação, como se não tivesse culpa, que ela fosse dos jogadores que não faziam o combinado.
Entretanto, isso não é o pior, ruim mesmo foi ver Parreira (sempre ele) e Felipão dizendo que o trabalho deles foi perfeito, bem planejado e executado. Então podemos inferir que o placar de 7x1 era o que deveríamos esperar, certo? Porque não avisaram antes? Chupa esta manga!
O meu temor é que eles consigam convencer a todos que não houve nada demais. HOUVE SIM! O futebol brasileiro foi trucidado, o incêndio foi bem ao lado do tanque de combustível inflamável. Alerta vermelho! Vocês tem a exata noção do estrago?
 
Os caras que jogaram aquela partida,entraram para a historia, negativamente, mas entraram. Daqui a 50 anos, Barbosa será lenda, eles ocuparam o lugar com toda a pompa!    
 
Como levar tantos gols com tantos volantes?
Os professores costumam dizer que o time será mais defensivo porque vão escalar mais um volante ou que serão mais ofensivos porque entrará com mais um atacante.
 
Não consigo entender como se leva tanto gol com tanta gente protegendo a defesa? Primeiro que é um monte de gente que rouba bola e depois não tem para quem passar. Depois, os caras não sabem marcar, sabem dar porrada e ai não adianta, alguém fale isso para eles.
 
Ótimos times levam poucos gols jogando com apenas um volante e com 3 atacantes, como o Real Madri de Carlos Anceloti por exemplo. O Barcelona que tem apenas Busquet na cabeça de área, acompanhado de Xavi e Iniesta e na frente Messi, Neymar e ás vezes Pedro, também não costuma escalar um monte de cabeçudo no meio de campo.
 
O time congestiona o meio com gente que sabe jogar, recuando atacantes e avançando defensores, reduzindo a distância entre a última linha de zagueiros e o ataque a não mais do que 30 metros, dá pra entender?
Bom, se eu que não sou nenhum estudioso já percebi da televisão, porque esta gente que vive de futebol e recebe para viajar e acompanhar os jogos, não enxergam?
 
Acho que tem muito míope ganhando dinheiro mole no futebol brasileiro.
 
E se fosse o Brasil do Felipão? Daríamos de7 neles?
Não!
Com 2 ou 3x0, ele tiraria um ou dois atacantes e encheria o time de zagueiros ou volantes para não perder o controle da partida, como fazem todos os nossos professores e este é o nosso câncer!
 
Sempre digo que jogo de muitos gols no Brasil só quando precisamos de um placar mais dilatado, do contrário é segurar o resultado e Dane-se quem foi ver o jogo. Dificilmente verão uma goleada.
Covardes, temos técnicos, covardes.    
 
Mas tem um outro ponto, provavelmente os jogadores brasileiros, ficariam fazendo “firulas” com a bola e realmente nunca seria possível dar uma goleada dessas. Coisas do nosso futebol.
 
A pior constatação
O time é fraco mesmo.
Além de não contarmos com um time muito bom, nos privamos justamente contra os  alemães, que é um dos times mais fortes do mundo, de Neymar e de Tiago Silva. É muita coisa de uma só vez.
Neymar era o único jogador que poderia fazer a Alemanha colocar o pé no freio e fazer uma marcação diferente, sem contar que ele poderia numa arrancada ou num contra ataque, mudar o panorama da partida, sem ele, um abraço.
Tiago Silva é talvez o melhor zagueiro do mundo no momento, a saída dele para a entrada de Dante, foi terrível. Não tínhamos ninguém a altura.
 
Um último ponto é que além dos erros de marcação, das bolas roubadas ou dos passes errados que originaram os gols alemães, os deuses nos abandonaram, pois tudo que os caras chutavam, entravam e de qualquer lugar ou jeito, foi para arder mesmo.
 
A Alemanha fez com o Brasil, o que um time mais forte faz com um bem mais fraco, dá uma surra, mas sem “esculacho” que é pra não estragar o velório.
 
Espero que deste “tsunami” a gente  consiga juntar os cacos e reerguer o futebol brasileiro, mas o verdadeiro futebol brasileiro e não esse rascunho mal acabado que vemos há pelo menos uns 30 anos.
 
 
Um forte abraço do
Serginho5bocas