Batendo Boca com o 5Bocas

sexta-feira, julho 19, 2013


NEYMAR NO BARCELONA

 


Fiquei muito feliz que Neymar tenha escolhido jogar no Barcelona. Isso mesmo, ele escolheu pra onde ir, ele não foi escolhido, coisas de craque, de extra classe que ele é.
 
Fiquei mais feliz ainda, porque ele antes de ir para a Espanha, se apresentou a eles da melhor forma possível. Com apenas 21 anos, pegou a 10 e comandou a seleção brasileira como “Gente grande” e venceu (e convenceu) a Copa das confederações em cima da “Roja”, não haveria portanto melhor cartão de visitas para apresentar aos seus companheiros de clubes e seus futuros adversários.

Neymar deixou de ser promessa há tempos e muita gente não queria crer, eu posso me orgulhar de não estar incluído neste grupo, pois aqui mesmo no blog, no mês de abril, fazia previsões para lá de otimistas em relação ao moicano quanto a participação dele na copa das confederações e ainda bem que se concretizaram.

Não tenho dúvidas quanto ao sucesso de Neymar em sua futura e prodigiosa carreira, os números atuais já são uma pequena mostra do que ele promete. Nem Messi nem Cristiano Ronaldo já tinha feito tanto com a mesma idade do santista.

Se pudesse dar um conselho a Neymar, diria para ele ler a biografia de Puskas escrita por Rogan Taylor e Klara Jamrich “Puskas – uma lenda do futebol”. Nela, Puskas dá uma aula de sabedoria, de como ele soube conviver num time recheado de estrelas e mais ainda de como dominou a arte de não “bater de frente” com o ego da estrela mais brilhante da constelação do Real Madri daquela época, o time papa-tudo até então, a estrela deoutro argentino bom de bola, Di stefano .

Neymar, assim como Puskas, vai pisar em terreno minado e cheio de vaidades. Terá de lidar com a primazia de Messi que não vejo como um grande problema, mas talvez tenha gente (espanhola) que sentirá muito mais cíume dele e tentará encurtar sua passagem por lá. Se souber administrar egos, não vejo problemas para a sua adaptação, porque futebol, deus que me perdoe, mas o menino “sobra e muito na turma”, seu problema será com quem não joga tanta bola.

Espero assistir a ascensão de um novo gênio do futebol e que as coisas comecem a se confirmar na próxima Copa do mundo do Brasil, pois não vejo como algum time vai conseguir segurar esse menino e a nossa torcida.

Que o Barcelona ajude a melhorar o futebol do Neymar e que Deus o ilumine.
 

Um forte abraço
Serginho5Bocas
Sergio5bocas@gmail.com